CNC: endividamento de famílias atinge nível recorde em março

Essa é a maior proporção de endividados desde o início da Pesquisa, em 2010.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) publicada nesta quinta-feira (31) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que 77,5% das famílias estão endividadas. Essa é a maior proporção de endividados desde o início da Pesquisa, em 2010.

Em fevereiro, o percentual era de 76,6%. Já em março do ano passado, a taxa era de 67,3%, de acordo com a Peic. De acordo com a CNC, o cartão de crédito responde por 87% das razões de endividamento no país, seguido por carnês (18,7%), financiamento de carro (11,2%), crédito pessoal (9,4%) e financiamento de casa (8,6%). De acordo com a PEIC, há um ano, a proporção dos endividados era de 67,3%, 10,2 pontos abaixo do percentual atual.

Na comparação com o mês anterior, o indicador teve um aumento de 0,9 ponto percentual. A pesquisa considera dívidas a vencer gastos com cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, prestação de carro e de casa.

A proporção de endividados entre as famílias de maior poder aquisitivo foi puxada por gastos com cartão de crédito, com a proporção recorde de 89,3% dos gastos sendo com essa categoria.