Campos Neto: ‘projeção do PIB deve ser revisada para baixo’

O presidente do BC afirma que governo tem um número mais favorável do que o mercado tem para o crescimento de 2022.

 

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, avaliou nesta sexta-feira (26) que o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) feito pela autarquia, que prevê um crescimento de 2,1% para 2022, deve ser revisado para baixo. 

Durante evento promovido pelo Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), Campos Neto completou a avaliação defendendo que o governo tem “um número [projeção] mais favorável do que o mercado tem para o crescimento de 2022”.

O presidente do BC também voltou a chamar a atenção para a importância de um crescimento estrutural alto no Brasil. Em sua avaliação, ele condenou importância de deixar em evidência que o Brasil tem a capacidade de crescer acima de 2% e 2,5%.

“Conversando com investidores estrangeiros mais recentemente, entramos naquela realidade de olhar para a frente e perguntar: qual a capacidade que o país tem de crescer estruturalmente?”, questiona o presidente da instituição monetária. 

Campos Neto destaca que um dos motivos que explica o crescimento estrutural mais alto é importante foi justificada no fato de poder ter “uma trajetória explosiva da dívida”, em um cenário em que a expansão da economia fique em patamares baixos.