Caminhoneiros farão greve contra cortes da Petrobras

A categoria será a dos tanqueiros, que transportam combustíveis pelo Brasil. A paralisação começará nesta quinta-feira à meia-noite

Os caminhoneiros que transportam combustíveis no Brasil, os tanqueiros, devem realizar greve em toda região Sudeste a partir de meia-noite desta quinta-feira (21). Segundo nota da Associação Brasileira de Condutores de Veículos Autônomos (ABRAVA), o protesto será contra um possível desabastecimento por cortes da Petrobras nas distribuidoras.

A instituição afirma que a redução de combustíveis nos postos afetaram diretamente os trabalhadores autônomos, com novas altas nos preços. O corte em questão deve passar a valer em novembro.

De acordo com a ABRAVA, a paralisação é por tempo indeterminado e não há previsão de interdição de rodovias.

Grupos de caminhoneiros já haviam marcado uma paralisação geral a partir do dia 1º de novembro, em protesto contra o aumento do preço do diesel. 

Além do pedido para a diminuição do preço do diesel, os caminhoneiros exigem também a “defesa da constitucionalidade do Piso Mínimo de Frete” e o retorno da aposentadoria especial após 25 anos de contribuição ao INSS. 

A greve não é apoiada pela Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam).