Café com BPM: Sem bolsas americanas, mercados tem alta no inicio da semana

Confira as principais notícias que mexem com o seu bolso

A semana começa menos movimentada nesta segunda-feira (30) já que as bolsas americanas não irão abrir por conta do Memorial Day.

Apesar da falta dos mercados americanos, as bolsas asiáticas fecharam em alta nesta segunda-feira (30), impulsionadas pela flexibilização das medidas restritivas para o combate da Covid-19 em diversas cidades da China, incluindo Pequim e Xangai.

Já os mercados europeus abriram em alta na manhã desta segunda-feira (30) em meio a divulgação do índice de confiança do consumidor da zona do euro. O IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Alemanha do mês de maio deve ser divulgado nesta segunda (30).

No cenário nacional, o BC (Banco Central) deve divulgar o Boletim Focus nesta segunda-feira (30).

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou em leve alta na última sexta-feira (27) com valorização de 0,05%. Já o dólar teve retração de 0,49% no fechamento, cotado a R$ 4,738 na sexta (27).

Bolsas Asiáticas

As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta segunda-feira (30) após o fim de diversas medidas restritivas na China por conta da alta de casos de Covid-19. Cidades como Pequim e Xangai anunciaram um relaxamento nas regras para conter os casos de coronavírus. No caso de Xangai, maior cidade da China, foi anunciado um plano de recuperação econômica.

Segundo veículos de imprensa da China, Xangai vai aplicar 50 medidas que incluem a retomada do trabalho presencial em todos os setores, redução de aluguéis e impostos e estabilização da cadeia industrial e de suprimentos.

Segue os mercados asiáticos no fechamento:

-Nikkei (Japão), +2,19%
-Kospi (Coreia do Sul), +1,20%
-Taiex (Taiwan), +2,12%
-Xangai SE (China), +0,60% 
-Hang Seng (Hong Kong), +2,06%

Bolsas Europeias

Os mercados europeus abriram em alta na manhã desta segunda-feira (30) após os ganhos de Wall Street na última sexta-feira (27). O índice de confiança do consumidor da zona do euro subiu de -22,0 em abril para -21,1 em maio, de acordo com dados da Comissão Europeia, que é o braço executivo da UE (União Europeia). Já o índice de sentimento econômico teve uma pequena alta de 104,9 para 105 de abril para maio.

Além do indicador europeu, os investidores do velho continente voltam as suas atenções para a divulgação da inflação ao consumidor alemão, que deve ser divulgada na manhã desta segunda-feira (30). Por conta do Memorial Day, as bolsas americanas não vão abrir nesta segunda (30).

Os mercados continuam atentos a guerra entre Rússia e Ucrânia e novas sanções econômicas contra Moscou não estão descartadas pelas potências ocidentais.

Segue os mercados europeus:

-DAX (Alemanha), +0,79%
-CAC 40 (França), +0,84%
-FTSE MIB (Itália), +0,42%
-FTSE 100 (Reino Unido), +0,11%

 
Notícias Corporativas

De acordo com uma pesquisa do Datafolha, cerca de 3 em cada 10 brasileiros podem  mudar o seu voto caso a inflação suba até as eleições, que estão marcadas para outubro deste ano. A preocupação com a inflação faz com que 12% dos eleitores afirmem que se a inflação aumentar, é grande a chance de mudar de voto.

O Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados) deve se reunir com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para discutir o projeto de lei que fixa em 17% do ICMS para combustíveis, energia, transporte, gás e querosene de aviação.

Agenda

A Alemanha deve publicar nesta segunda-feira (30) o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) do mês de maio.

No cenário nacional, o BC (Banco Central) divulga o Boletim Focus na manhã desta segunda-feira (30).