Café com BPM: mercados operam em baixa, com investidores antecipando elevação dos juros

Confira as principais notícias que mexem com o seu bolso

Em destaque, os mercados futuros de Nova York operam em baixa junto com os índices europeus. A baixa ocorre com os investidores antecipando a primeira elevação da taxa de juros do Banco Central Europeu (BCE) em mais de uma década. 

Enquanto a maioria dos mercados da Ásia-Pacífico fecharam mistos, a exceção ficou com o Japão, onde a bolsa registrou alta, depois que o Banco do paísmanteve as taxas inalteradas. 

No Brasil, em destaque há a  divulgação dos números de produção e vendas da Petrobras (PETR3;PETR4) e da Braskem. 

No cenário político, o presidente Jair Bolsonaro (PL) participará hoje, por videoconferência, da cúpula do Mercosul.
E, a convenção do PT vai ratificar a candidatura de Luis Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República, tendo como vice, Geraldo Alckmin (PSB). 

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou em alta de 0,042% na última quarta-feira (20). Já o dólar registrou alta de 0,74% no fechamento, cotado a R$ 5,46 na quarta (20). 

Os mercados futuros dos EUA operam em baixa na manhã desta quinta-feira (21).

-Dow Jones Futuro (EUA), -0,19%
-S&P 500 Futuro (EUA), -0,08%
-Nasdaq Futuro (EUA), +0,07%

Bolsas Asiáticas

No Japão, o Banco do país manteve suas taxas de juros inalteradas, como esperado pelos analistas. O banco também reduziu sua previsão de crescimento para 2022 e aumentou suas expectativas de inflação.

O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 1,51%, por conta das ações do setor imobiliário em baixa, que puxaram o índice junto. 

-Nikkei (Japão), +0,44%
-Kospi (Coreia do Sul), +0,93% 
-Xangai SE (China), -0,99%
-Hang Seng Index (Hong Kong), -1,51%

Bolsas Europeias

Os mercados europeus recuaram, com a expectativa de que o BCE anuncie seu primeiro aumento da taxa de juros em 11 anos, às 9h15 desta quinta-feira (21). 

Após a renúncia do primeiro-ministro Mario Draghi, a bolsa da Itália registra a maior perda do continente. A Rússia retomou o fornecimento de gás para a Europa através do gasoduto Nord Stream 1. 

Confira as principais bolsas europeias:

-DAX (Alemanha), -0,61%
-CAC 40 (França), -0,07%
-FTSE MIB (Itália), -1,97%
-FTSE 100 (Reino Unido), -0,48%

Notícias Corporativas

O esclarecimento da Eletrobras (ELET3;ELET6) foi divulgado depois que notícias de que o executivo Wilson Ferreira Jr. voltaria ao comando da empresa foram veiculadas na imprensa. 

O investimento da Klabin (KLBN11) no Projeto Figueira totaliza R$ 1,57 bilhão, com start-up previsto para o segundo trimestre de 2024. 

Agenda 

Na Europa, o Banco Central Europeu (BCE) divulgará, às 9h15, os juros para os países da região. E, às 9h45, Christine Lagarde, presidente do BCE, discursará.

Nos EUA, às 9h30, serão divulgados o Índice de atividade industrial do Fed de Filadélfia e os números dos pedidos de seguro-desemprego semanal.

Na Japão, Índice de preços ao consumidor será divulgado às 20h30, e o PMI, às 21h30.
No cenário doméstico, às 10h30 será divulgado o resultado da arrecadação de junho no país, às 15h haverá reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN).