Café com BPM: Mercados aguardam leitura do PIB dos EUA

Confira as principais notícias que mexem com o seu bolso

A notícia mais esperada do dia nesta quinta-feira (26) é a divulgação da leitura final do PIB (Produto Interno Bruto) do primeiro trimestre dos EUA. Na última quarta-feira (25), o FED, banco central norte-americano, publicou a ata da última reunião de política monetária e sinalizou que mais um aumento na taxa de juros está por vir.

Após os anúncios negativos, as bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa nesta quinta-feira (26). Apenas os mercados chineses registraram valorização após as autoridades do país prometerem estímulos monetários para impulsionar a economia da China, muito prejudicada pelas medidas restritivas que foram aplicadas em virtude da onda de casos de Covid-19.

Já nos mercados europeus, a abertura foi positiva nesta quinta-feira (26). Os investidores já estão preparados para mais uma mudança na política monetária dos EUA e esperam a divulgação do PIB.

No cenário nacional, a Receita divulga nesta quinta-feira (26) os dados da arrecadação federal do mês de maio.

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou em estabilidade na última quarta-feira (25) com alta de 0,07%. Já o dólar teve valorização de 0,025% no fechamento, cotado a R$ 4,820 na quarta (25).

Os mercados futuros dos EUA operam em estabilidade na manhã desta quinta-feira (26).

-Dow Jones Futuro (EUA), +0,11%
-S&P 500 Futuro (EUA), +0,02%
-Nasdaq Futuro (EUA), -0,27%

Bolsas Asiáticas

As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta quinta-feira (26) após a sinalização do FED, o banco central norte-americano, de que deve seguir elevando a taxa de juros dos EUA para conter a inflação.

Na China, as bolsas subiram à espera de que Pequim aplique medidas de estímulo monetário para impulsionar a economia do país asiático em meio a uma onda de casos de Covid-19. As autoridades chinesas indicaram que querem que a China tenha um “crescimento razoável” no segundo trimestre, apesar de estar em seu pior momento na condução da pandemia da Covid-19.

Segue os mercados asiáticos no fechamento:

-Nikkei (Japão), -0,27%
-Kospi (Coreia do Sul), -0,18%
-Taiex (Taiwan), -0,84%
-Xangai SE (China), +0,50% 
-Hang Seng (Hong Kong), -0,27%

Bolsas Europeias

Os mercados europeus abriram em alta na manhã desta quinta-feira (26), seguindo os ganhos da última quarta-feira (25). Os investidores digeriram a divulgação da ata do FED, o banco central norte-americano, que sinalizou mais uma mudança de política monetária nos EUA.

A guerra entre Rússia e Ucrânia continua e novas sanções econômicas são esperadas contra Moscou. O rublo russo ampliou as perdas em relação ao dólar depois que o Banco Central da Rússia anunciou um corte de 300 pontos base na taxa de juros, para 11%.

Segue os mercados europeus na abertura:

-DAX (Alemanha), +0,53%
-CAC 40 (França), +0,54%
-FTSE MIB (Itália), +0,21%
-FTSE 100 (Reino Unido), +0,11%

Notícias Corporativas

A Câmara dos Deputados aprovou na noite da última quarta-feira (25), por 403 votos favoráveis e 10 contra, o projeto que limita em 17% a cobrança de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre combustíveis, energia elétrica, transporte coletivo e comunicações. A proposta ainda precisa ser aprovada no Senado.

Agenda

O Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, se encerra nesta quinta-feira (26). O evento começou no último domingo (22) e teve a presença de diversos chefes de estado. O Brasil foi representado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

Os EUA divulgam a leitura final do PIB (Produto Interno Bruto) no primeiro trimestre nesta quarta-feira (26). Os números do PIB podem indicar se o país vai mudar a sua política monetária nas próximas semanas.

No cenário nacional, a Receita divulga os dados da arrecadação federal do mês de maio.