Café com BPM: mercado opera misto no aguardo dos resultados corporativos dos EUA

Confira as principais notícias que mexem com o seu bolso

A terça-feira (19) começa com os agentes do mercado aguardando os resultados corporativos das companhias dos EUA. Enquanto isso, as bolsas europeias recuam já que os investidores estão atentos a uma estimativa de queda nos lucros dessas empresas durante o segundo trimestre de 2022. Os índices futuros dos EUA operam em alta e os mercados asiáticos fecharam mistos. 

Nesta terça-feira, a Johnson & Johnson e a Hasbro divulgarão os resultados trimestrais antes da abertura dos mercados. 

Além disso, a Netflix será a primeira a divulgar seus números, após fechamento nesta terça-feira (19), na temporada de balanço das empresas de tecnologia. 

No Brasil, na terça (19), serão divulgados os números de produção da Vale (VALE3) do segundo trimestre. E, o Citi prevê uma estabilidade para o minério de ferro, em 76 milhões de toneladas.

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou em alta de 0,38% na última segunda-feira (18). Já o dólar registrou alta de 0,39% no fechamento, cotado a R$ 5,42 na segunda (18). 

Os mercados futuros dos EUA operam em alta na manhã desta terça-feira (19).

-Dow Jones Futuro (EUA), +0,56%
-S&P 500 Futuro (EUA), +0,73%
-Nasdaq Futuro (EUA), -0,67%

Bolsas Asiáticas

Enquanto os mercados da Ásia-Pacifico fecham mistos, na Austrália, o Reserve Bank of Australia divulgou sua ata de reunião hoje, a qual, segundo o “Infomoney”, mostrou que o conselho viu as taxas atuais como “bem abaixo” da taxa neutra, sugerindo que serão necessários mais aumentos para retornar a inflação à meta ao longo do tempo. 

-Nikkei (Japão), +0,65%
-Kospi (Coreia do Sul), -0,18% 
-Xangai SE (China),+0,04%
-Hang Seng Index (Hong Kong), -0,89%

Bolsas Europeias

Os mercados europeus operam entre perdas e ganhos nesta manhã de terça-feira (19), isto devido à perda de força do alívio visto nas duas sessões anteriores. 

Depois que a Reuters informou que o BCE vai avaliar se optará por um aumento, que poderá ser o primeiro em 11 anos, de 50 pontos-base da taxa de juros em oposição aos 25 pontos-base previstos anteriormente, em uma reunião quinta-feira (21), o euro subiu para a máxima de quase duas semanas e os rendimentos dos títulos do governo da zona do euro saltaram na manhã desta terça-feira (19). 

Confira as principais bolsas europeias:

-DAX (Alemanha), -0,11%
-CAC 40 (França), -0,18%
-FTSE MIB (Itália), +0,36%
-FTSE 100 (Reino Unido), +0,05%

Notícias Corporativas

Nesta terça-feira (19), o conselho aprova debêntures, não conversíveis em ações, no valor de R$ 750 milhões da Hypera (HYPE3). A Omega (MEGA3 assinou um contrato com a Apolo Asset, envolvendo novos investimentos em centrais geradoras de energia solar. 

Já a Dasa (SADA3) informou que terá direito de recesso, referente à aquisição da Sall Par, até 17 de agosto. 

Agenda

Nesta terça-feira (19), às 9h30, os EUA divulgarão os dados de junho sobre o setor de construção. A vice-presidente do Fed (Sistema de Reserva Federal), Leal Brainard, fará um discurso às 15h30. E, às 17h30, haverá a divulgação dos estoques de petróleo semanal – API, nos EUA.