Café com BPM: China aumenta medidas restritivas por conta da Covid-19 e mercados registram baixa

Confira as principais notícias que mexem com o seu bolso

Após um início de semana com ganhos modestos, as bolsas asiáticas fecharam esta terça-feira (24) em baixa em meio a tentativa da China de controlar o avanço no número de infecções por Covid-19 no país. A capital do país asiático, Pequim, anunciou a ampliação de medidas restritivas para conter o número de casos de coronavírus.

Já os mercados europeus também registraram baixa na manhã desta terça-feira (24) por conta da divulgação dos PMIs (Índice dos Gerentes de Compras) de diversos países europeus e da zona do euro. Em sua maioria, os números contabilizaram uma queda.

A agenda desta terça-feira (24) é forte em indicadores econômicos. Os EUA devem publicar a prévia de seu PMI (Índice dos Gerentes de Compras) do mês de maio.

No cenário nacional, a FGV (Fundação Getúlio Vargas) vai divulgar o IPCA-15  (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15) do mês de maio nesta terça-feira (24).

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou em alta de 1,71% na última segunda-feira (23). Já o dólar teve queda de 1,41% no fechamento, cotado a R$ 4,811 na segunda (23).

Os mercados futuros dos EUA operam em queda na manhã desta terça-feira (24).

Dow Jones Futuro (EUA), -0,84%
S&P 500 Futuro (EUA), -1,32%
Nasdaq Futuro (EUA), -1,81%

Bolsas Asiáticas

As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta terça-feira (24) após o anúncio de fortes medidas restritivas na capital da China, Pequim, para conter o avanço da Covid-19. Pequim ampliou a exigência de trabalho remoto na cidade de 22 milhões de habitantes. A capital do país asiático contabilizou 99 novos casos de Covid-19 no último domingo (22).

Os temores de desaceleração na segunda principal economia do mundo fez com que o mercado ficasse preocupado com o avanço do coronavírus na China.

Segue os mercados asiáticos no fechamento:

-Nikkei (Japão), -0,94%
-Kospi (Coreia do Sul), -1,57%
-Taiex (Taiwan), -1,19%
-Xangai SE (China), -2,41% 
-Hang Seng (Hong Kong), -1,57%

Bolsas Europeias

Os mercados europeus abriram em baixa na manhã desta terça-feira (24), seguindo o pessimismo do início da semana após a divulgação do PMI (Índice dos Gerentes de Compras) da zona do euro e do Reino Unido. O bloco europeu caiu de 55,8 em abril para 54,9 em maio, segundo dados preliminares divulgados hoje pela S&P Global. Já os britânicos registraram uma queda para 51,8% no mês de maio.

 Além disso, os investidores continuam pessimistas em relação ao aperto monetário mundial e a guerra entre Rússia e Ucrânia, que provocou uma crise de abastecimento global. 

Contudo, as bolsas reduziram as perdas após a divulgação dos dados do PMI (Índice de Gerentes dos Compras) da Alemanha, que subiu de 54,3 em abril para 54,6 em maio, de acordo com números preliminares publicados pela S&P Global. Os indicadores positivos surpreenderam os analistas, que previam uma queda para 53,7.

Segue os mercados europeus na abertura:

-DAX (Alemanha), -1,05%
-CAC 40 (França), -1,38%
-FTSE MIB (Itália), -1,06%
-FTSE 100 (Reino Unido), -0,49%

Notícias Corporativas

O governo federal anunciou a demissão de José Mauro Ferreira Coelho da presidência da Petrobras (PETR4) na última segunda-feira (23). É a terceira mudança de mandatário da companhia no governo Jair Bolsonaro. Roberto Castello Branco e o general Silva e Luna também haviam passado pelo posto na administração Bolsonaro. 

O governo indicou o atual secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade para o cargo. De acordo com o “Estado de S.Paulo”, o Conselho de Administração ficou surpreso com a troca.

O Fórum Econômico Mundial de Davos continua nesta terça-feira (24). O evento tem a participação do ministro da Economia, Paulo Guedes, e termina na próxima quinta-feira (26).

Agenda

Os EUA devem divulgar nesta terça-feira (24) a prévia de seu PMI (Índice dos Gerentes de Compras) do mês de maio. Além disso, o presidente do FED, o banco central norte-americano, Jerome Powell, vai fazer um discurso público em meio a temores de que Washington continue alterando a sua política monetária.

No cenário nacional, a FGV (Fundação Getulio Vargas) vai divulgar o IPCA-15  (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15) do mês de maio nesta terça-feira (24). Além disso, a Câmara dos Deputados deve votar um projeto que baixa a alíquota do ICMS para energia, combustíveis, telecomunicações e transporte.