Café com BPM: Após semana movimentada, EUA devem divulgar mais dados econômicos

Confira as principais notícias que mexem com o seu bolso

O último dia da semana começa com destaque para a divulgação do PCE (Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal) dos EUA. O indicador registra a inflação ao consumidor do país. Os EUA agitaram os mercados nesta semana com a publicação de dados econômicos importantes.

Impulsionadas pelos ganhos de Wall Street, as bolsas asiáticas fecharam em alta nesta sexta-feira (27). Apesar disso, novos dados vindos da China registram que o lucro da indústria chinesa sofreu uma queda anual de 8,5% em abril.

Já os mercados europeus também registraram alta na abertura. As bolsas estão se recuperando após a decisão do FED, o banco central norte-americano, de sinalizar mais uma alteração na taxa de juros dos EUA.

No cenário nacional, a FGV (Fundação Getulio Vargas) divulga a leitura de maio da sondagem da indústria nesta sexta-feira (27).

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou em alta na última quinta-feira (26) com valorização de 1,18%. Já o dólar teve retração de 1,22% no fechamento, cotado a R$ 4,760 na quinta (26).

Os mercados futuros dos EUA operam em alta na manhã desta sexta-feira (27).

-Dow Jones Futuro (EUA), +0,11%
-S&P 500 Futuro (EUA), +0,28%
-Nasdaq Futuro (EUA), +0,42%

Bolsas Asiáticas

As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta sexta-feira (27) após uma quinta-feira (26) positiva nas bolsas de Nova Iorque. Empresas locais de varejo eletrônico, Alibaba e Baidu tiveram um salto nas ações após a divulgação de balanços corporativos melhores do que o esperado pelo mercado.

Os resultados aliviaram a preocupação dos investidores com a onda de infecções de Covid-19 na China, que prejudicaram a economia do país após o anúncio de fortes medidas restritivas para conter o coronavírus.

Contudo, Pequim ainda tem dificuldades para impulsionar a sua economia. De acordo com dados do NBS (Escritório Nacional de Estatísticas) que foram divulgados nesta sexta-feira (27), o lucro da indústria chinesa sofreu uma queda anual de 8,5% em abril. Em março, o indicador havia registrado ganho de 10,6%.

Segue os mercados asiáticos no fechamento:

-Nikkei (Japão), +0,66%
-Kospi (Coreia do Sul), +0,98%
-Taiex (Taiwan), +1,86%
-Xangai SE (China), +0,23% 
-Hang Seng (Hong Kong), +2,89%

Bolsas Europeias

As bolsas europeias abriram em alta na manhã desta sexta-feira (27), repercutindo os ganhos de Wall Street na quinta-feira (26).

Os mercados vêm se recuperando após o anúncio do FED, o banco central norte-americano, de que iria aumentar mais uma vez a taxa de juros dos EUA.

Os investidores continuam olhando com cautela a situação da guerra entre Rússia e Ucrânia. Novas sanções contra Moscou podem ser anunciadas na semana que vem.

Segue os mercados europeus na abertura:

-DAX (Alemanha), +0,57%
-CAC 40 (França), +0,79%
-FTSE MIB (Itália), -0,13%
-FTSE 100 (Reino Unido), +0,01%

Notícias Corporativas

Furnas vai assumir sozinha um pagamento de R $1,58 bilhão para que a Saesa (Santo Antônio Energia) não corra risco de calote, que poderia ocorrer por conta da condenação arbitral que a dona da companhia teve que passar. Com isso, a subsidiária da Eletrobras (ELET6) passa a possuir a fatia de 70% do controle da usina.

Agenda

Os EUA divulgam os dados do PCE (Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal) nesta sexta-feira (27). O indicador registra os dados da inflação ao consumidor do país.

No cenário nacional, a FGV (Fundação Getulio Vargas) publica a leitura de maio da sondagem da indústria nesta sexta (27).