BC amplia open banking e lança open finance

O open finance prevê o compartilhamento de informações sobre outros serviços financeiros

O open banking vai ser ampliado para outras instituições financeiras e passará a se chamar open finance. O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou na última quinta-feira (24), alternativa que cria um marco regulatório para a troca de dados. As informações são da Agência Brasil.

A mudança será na abrangência da iniciativa. Até agora, o open banking era limitado a dados e serviços relacionados a produtos bancários tradicionais. O open finance prevê o compartilhamento de informações sobre outros serviços financeiros, como credenciamento, câmbio, investimentos, seguro e previdência.

A primeira etapa de implementação do open finance foi anunciado na última terça (22), quando o Banco Central (BC) autorizou o compartilhamento de dados do crédito rural. Além dos bancos que fornecem crédito aos produtores rurais, a troca de informações abrangerá setores como agências de classificação de risco, empresas de auditoria, certificadoras e mercado de capitais (empresas que operam no mercado de ações e de derivativos).

O Banco Central e o CMN editaram resolução conjunta para atualizar a nomenclatura usada na regulamentação atual, como forma de consolidar a transação do open banking para open finance. Em nota, o BC declarou que vem discutindo, com a Superintendência de Seguros Privados (Susep) e o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), a possibilidade de os participantes do open insurance (compartilhamento de dados entre seguradoras) participarem do open finance.