Atividade econômica das regiões tem disparidade no 3T21

Banco Central aponta que existem comportamentos diferentes entre os setores econômicos nos últimos meses

Dados sobre a evolução da atividade econômica em cada região do país mostraram que os territórios apresentaram resultados diversificados no terceiro trimestre de 2021, na comparação com o segundo trimestre, conforme divulgou o Banco Central nesta quarta-feira (24). 

No período, registram queda no Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR-N) as regiões Norte (-1,0%) e Sul (-0,7%) do país, ao mesmo tempo em que Centro-Oeste (0,7%), Nordeste (0,5%) e Sudeste (0,4%) avançaram. 

O BC ressaltou no documento que existem comportamentos diferentes entre os setores econômicos nos últimos meses. Segundo o Broadcast, o comércio e a produção industrial, que tiveram uma rápida recuperação do impacto provocado pela pandemia do coronavírus, têm apresentado, recentemente, desempenho negativo e abaixo do esperado. Entretanto, o segmento de serviços, mais atingidos pela crise sanitária, está em recuperação mais forte. 

“Prospectivamente, o cenário é de retomada da atividade, ainda que menos intensa e mais concentrada no setor de serviços do que prevista anteriormente. Regionalmente, esse comportamento, em parte pela estrutura produtiva, tende a favorecer as economias do Nordeste e Sudeste.”, avalia o BC.