Anfavea: pesquisa aponta alta de 10,7% na produção de veículos em maio

Índice também registrou aumento nas vendas internas e exportações

A pesquisa da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) divulgada na manhã desta terça-feira (7) revelou que a produção de veículos no Brasil teve alta de 10,7% no mês de maio deste ano.

O resultado foi o melhor do ano até aqui, e totalizou a fabricação de 205,9 mil automóveis no período. O censo da Anfavea considerou a comparação com os dados obtidos no mês de abril.

Na comparação com o mês de maio do último ano, o crescimento foi de 6,8%, registrando a recuperação do setor apesar da constante falta de peças e componentes eletrônicos para produção.

Enquanto isso, o resultado das vendas internas de veículos em maio registrou o aumento de 27% na comparação com o alcançado no mês anterior.

As 187,1 mil unidades fabricadas no período ficaram 0,99% abaixo do apresentado no mesmo mês de 2021, entretanto, a recuperação mensal teve maior sentimento positivo para os analistas do setor.

Já na comparação entre períodos do mesmo ano, os 740 mil automóveis vendidos entre janeiro e maio de 2022 foram 17% inferiores aos vendidos nos primeiros cinco meses de 2021.
 

Anfavea também apresentou resultados positivos nas exportações

Por sua vez, as exportações de veículos  das montadoras também registraram aumento, totalizando 24,6% a mais em maio de 2022 em relação ao mesmo período de 2021.

Na base mensal, o índice foi 2,8% superior ao de abril deste ano, tendo a Argentina como principal comprador.

De acordo com Márcio de Lima Leite, presidente da associação de produção, a escassez das peças e componentes para produção é um dos principais fatores que impedem uma análise mais minuciosa dos resultados alcançados, porém, o saldo final foi positivo.

 “Levando em conta a alta de juros e restrições de acesso ao crédito, o resultado de maio foi impressionante”, disse Lima Leite.

O presidente da Anfavea também reforçou que as vendas diárias dos veículos também têm apresentado recuperações no setor, em que a média de vendas no mês de maio foi de cerca de 8,5 mil veículos.