Alemanha pode antecipar fim de sobretaxa em energia

As autoridades alemãs destacam que os preços estão muito elevados.

Com o intuito de aliviar os preços da energia para milhões de moradias, o governo da Alemanha pode cortar uma sobretaxa nas contas de eletricidade, que tem a finalidade de apoiar a energia sustentável, ainda este ano. As informações são do co-líder dos Sociais Democratas (SPD), Lars Klingbeil, no sábado (22).

Os três partidos governistas alemães concordaram em abolir a taxa EEG em seu acordo de coalizão apresentado em novembro de 2021. A suspensão foi planejada para ocorrer a partir do dia 1º de janeiro de 2022.

“Agora estamos examinando se isso pode ser adiantado”, declarou Klingbeil, de acordo com o Investing. A fala foi dita durante a reunião SPD, partido do Olaf Scholz.

A sobre taxa foi reduzida em 43% desde 1º de janeiro, contudo, ainda possui o valor estimado de 222 euros por habitação este ano.

Além disso, Klingbeil disse que o governo deve realizar mais movimentações para apoiar os consumidores que estão enfrentando os custos cada vez mais elevados para energia elétrica e aquecimento.