Agenda: PMIs e dados dos EUA se destacam

Confira as novidades desta semana!

A agenda desta semana está recheada de índices de gerente de compras (PMI, na sigla em inglês) de diferentes setores, que são divulgados na Alemanha, nos EUA, Reino Unido e na zona do euro.

Os destaques permanecem nos indicadores econômicos dos Estado Unidos, com as autoridades do país adotando uma postura mais rígida para política monetária do país.

Segunda-feira: a agenda doméstica se inicia com o tradicional Relatório Focus. No exterior, os Estados Unidos divulgam o índice de gerente de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços, mensal. Por lá ainda ocorre o leilão primário de Treasuries (títulos do Tesouro dos EUA).

Além disso, a Alemanha e o Reino Unido trazem seus PMIs composto, de serviços e industrial, que também sai na zona do euro.

Terça-feira: a agenda nacional segue meio esvaziada, apenas com o leilão de títulos do Tesouro. Já lá fora, os EUA expõem mais indicadores econômicos, com os dados da confiança do consumidor CB, a variação de petróleo WTI e o leilão de Treasuries.

A Alemanha, por sua vez, divulga o índice Ifo de clima de negócios.

Quarta-feira: no meio da semana há mais movimento na agenda doméstica, com a prévia da inflação, o IPCA-15, número do investimento estrangeiro direto mensal e o fluxo cambial.

No exterior, sai os estoques no atacado mensal e as vendas de casas novas mensal. Além disso, sai a variação de estoques de petróleo EIA semanal por lá.

Quinta- feiras: agenda doméstica retorna ao seu ritmo mais lento, somente com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e ocorre o leilão de títulos do Tesouro Nacional.

Nos Estados Unidos, por sua vez, sai o número das novas solicitações de auxílio-desemprego, que é seguido da variação do Produto Interno Bruto (PIB) estadunidense e o dos pedidos de bens duráveis mensal. Por lá também ocorre o leilão de títulos do Tesouro.

Sexta-feira: no final da semana a agenda nacional está recheada, com o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), que é indexador de maior parte dos contratos de aluguel. Por aqui também é divulgada a pesquisa PNAD contínua mensal, a variação de estoque de crédito total mensal e, por fim, a taxa de inadimplência.

Lá fora, somente os Estado Unidos trazem indicadores, com os gastos pessoal mensal, a renda pessoal e o índice de preços PCE, também mensal. Além disso, o país traz os dados da confiança do consumidor de Michigan mensal, e por fim, e de extrema relevância, sai a contagem sonda Baker Hughes.