Agenda: Copom anunciará decisão sobre Selic

Confira as novidades da semana!

Nesta semana o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), irá divulgar sua decisão sobre a taxa básica de juros, a Selic. Além disso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) também irá definir a bandeira tarifária.

Diversos indicadores econômicos serão divulgados no período, com destaque para os dados dos Estado Unidos e de países asiáticos, que estão se destacando nos noticiários. Os números nos Estados Unidos irão sinalizar quais serão os próximos passos do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) sobre sua política de compra de títulos.

Na Ásia, a crise energética segue afetando todas as cadeiras mundiais, os dados da indústria podem agitar os mercados e apontarem como anda a oferta de determinados produtos.

Segunda-feira: a agenda doméstica se inicia com o tradicional Relatório Focus, que é seguido da sondagem do consumidor FGV, com dados do dia 1º ao dia 21 de outubro. Além disso, também sai a taxa de inadimplência recursos livres, a variação de crédito total mensal e, por fim, ocorre o leilão de energia da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

No exterior, sai o índice Ifo de clima de negócios da Alemanha, que indica como está o humor do mercado por lá.
 
Terça-feira: a agenda nacional se mantém recheada com indicadores econômicos. É divulgada a prévia do índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o IPCA-15, além de ocorrer o primeiro dia da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC).

Lá fora, os Estados Unidos trazem sua sondagem industrial do Fed Richmond mensal durante a manhã, e na sequência, sai o número de vendas de casas novas e dados sobre a confiança do consumidor. Durante a tarde ocorre o leilão de Treasuries de dois anos e é divulgada a variação de estoque de petróleo EIA.
 
Quarta-feira: por aqui, sai o índice de Preços ao Consumidor mensal e ao produtor também. Além disso, a pesquisa PNAD contínua, que trata da flutuação da força de trabalho no médio e longo prazo, é exposta.

Nesta data também ocorre o segundo dia da reunião do Copom, durante a tarde, que é seguida do relatório mensal da dívida pública do Tesouro Nacional e dos dados do fluxo cambial semanal.

À noite sai a decisão do Copom sobre a taxa básica de juros, a Selic.

No exterior, os EUA divulgam os seus pedidos de bens duráveis, além do estoque de atacado, a variação de estoque de petróleo EIA semanal e ainda ocorre o leilão de Treasuries de cinco anos.
 
Quinta-feira: próximo ao fim da semana, a agenda doméstica permanece cheia, com a divulgação do índice IGP-M mensal, o resultado primário do Governo Central e o Registro CAGED, que trata das admissões e demissões de colaboradores com carteira assinada. Por aqui ainda ocorre o leilão de títulos do Tesouro Nacional.

Lá fora, o Banco do Japão expõe sua decisão sobre a taxa de juros do país, além de sair os números da produção industrial mensal.

A Alemanha divulga sua taxa de desemprego e seu índice de preços ao consumidor mensal. Seguindo para a zona do euro, o BCE traz sua taxa de felicidade de Cedência e a taxa de Felicidade Permanente de Depósito, que será seguida da taxa básica de juros.

Os EUA, por sua vez, expõem seus pedidos de seguro-desemprego, que irão dar mais sinais de quais serão os próximos movimentos do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) sobre a redução de compra de títulos no país.

Por lá ainda ocorre o leilão de Treasuries de sete anos, além da divulgação do PIB trimestral.
 
Sexta-feira: na agenda nacional, o destaque está para a definição da bandeira tarifária da Aneel. Durante a manhã também sai o resultado primário do setor público consolidado. Também saem dados da dívida pública líquida e bruta/PIB mensal.

No exterior, a Alemanha expõe a variação do seu PMI trimestral, que também sai na zona do euro e é seguido do índice de preço ao consumidor e da variação do PIB anual.

Nos EUA sai os dados sobre os gastos pessoais mensal, a renda pessoal mensal, o índice de preços do PCE mensal e anual, além do PMI de Chicago.

No país também sai a pesquisa de condições de negócio U. de Michigan, a confiança do consumidor Michigan mensal e a contagem de sondas Baker Hughes.