Tecnologia

Entenda impacto do primeiro ETF de Bitcoin dos EUA

A importância e impacto do produto que pode ser a peça que faltava para novas máximas históricas

O primeiro fundo de índice (ETF) de Bitcoin (BTC) dos EUA foi oficialmente listado na bolsa de NY (NYS), após semanas de rumores de que isso aconteceria este mês e dos anos de expectativa pela aprovação no mercado americano. 

A listagem que aconteceu nesta terça-feira (19), apesar do vazamento de um documento da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) na sexta-feira (15) onde já havia confirmação do ETF criado pela ProShares. 

O ProShares Bitcoin Strategy ETF não investe diretamente em Bitcoin, e sim em contratos futuros da criptomoeda negociados na bolsa de derivativos de Chicago (CME). O produto é visto como essencial para trazer uma nova leva de investidores para o Bitcoin. 

Por serem investimentos em futuros da criptomoeda neste caso da ProShares acabaram sendo a chave para a aprovação. Com taxas menores que fundos, os ETFs também possuem maior liquidez e costumam agradar mais por estarem dentro da regulação do mercado financeiro. 

O ETF será negociado com o código BITO e terá uma taxa de 0,95%, menos da metade dos 2% cobrados pelo GBTC. Além desse impacto tanto de investidores de varejo quanto institucionais, a chegada do ETF de Bitcoin nos EUA se torna o gancho perfeito para os entusiastas reforçarem as teses de que a criptomoeda pode chegar em US$ 100 mil ainda este ano.