Tecnologia

CVM dos EUA aprova primeiro ETF futuro de bitcoin

Decisão deve entrar em vigor a partir da próxima segunda-feira (18), último dia para a aprovação definitiva

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) aprovou o primeiro fundo negociado em bolsa, ETF, de futuros de bitcoin (BTC), nesta sexta-feira (15). A expectativa para a liberação era tão alta que, desde o começo do mês, a criptomoeda saltou de US$ 42 mil para US$ 62 mil, perto de sua máxima histórica,

O primeiro pedido para a aprovação de um fundo negociado em bolsa de bitcoin foi feito em 2013. Desde então, houveram diversos pedidos recusados pela CVM americana. Recentemente, Gary Gensler, presidente da SEC, manifestou seu interesse em revisar aplicações de ETFs de bitcoin atrelados a futuros sob a Lei de Investimento Empresarial de 1940.

Nesta sexta, a Bolsa de Valores americana, Nasdaq, aceitou o pedido de registro da Valkyrie Bitcoin Futures ETF, criado pela gestora Valkyrie, e encaminhou para a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos. Ainda no mesmo dia, a Comissão de Valores Mobiliários americana emitiu um prospecto emendado pós-efetivo que prepara a aprovação do primeiro fundo de Bitcoins futuros negociado em Bolsa dos Estados Unidos, criado pela gestora ProShares.

A decisão deve entrar em vigor na próxima segunda-feira (18), o último dia do prazo para a aprovação definitiva.