Bitcoin: atualização abre nova gama de aplicações

A principal criptomoeda do mercado recebeu a maior atualização nos últimos quatro anos, o Taproot

A nova atualização do Bitcoin deve abrir uma nova gama de aplicações, por conta da implementação de contratos inteligentes (smart contracts) na Blockchain, a principal plataforma de negociação de criptos. Além disso, a atualização atua a favor da redução do tempo e custo das transações, sendo amplamente aceita pela comunidade. Se quiser saber tudo sobre ela, clique aqui.

O Taproot, a maior atualização do Bitcoin nos últimos quatro anos, abre caminhos para contratos mais complexos dentro da plataforma, mas também os mesmos “smart contracts” irão ocupar menos espaço na rede, diminuindo o custo nas operações. A implementação do novo sistema permitirá a criação de aplicativos, os quais podem excluir a participação de terceiros nos mais diversos setores.

Assim, a Rede Bitcoin poderá se tornar um player no mercado de Finanças Descentralizadas (DeFi) – se quiser saber como investir em Defi no Brasil, clique aqui – sendo um ponto favorável para o avanço da cotação da criptomoeda, permitindo uma maior eficiência e maior aplicabilidade do ativo nas mais diversas aplicações.

Assinatura Digital

Atualmente, o blockchain do bitcoin usa algo chamado “Algoritmo de Assinatura Digital da Curva Elíptica”, que é criado a partir da chave privada de uma carteira e garante que a moeda digital só possa ser gasta por seu proprietário legítimo.

Com a chegada da Taproot, esse protocolo será migrado para as chamadas “Assinaturas Schnorr”, que tornarão as transações com múltiplas assinaturas ilegíveis. Na prática, isso significa uma maior privacidade para os usuários da criptomoeda porque as chaves privadas não terão mais tanta exposição na rede.

Redução de tempo e custo

As novas assinaturas incrementadas também irão modificar os contratos inteligentes. Os “smart contracts” podem ser usados para, praticamente, qualquer tipo de transação, desde o pagamento de aluguéis agendados mensalmente e até mesmo para a compra e registro de um novo veículo.

Nesse sentido, o Taproot torna esses contratos inteligentes mais baratos e simples em termos de espaço consumido no blockchain, como foi dito anteriormente. Assim, a rede do Bitcoin pode se tornar uma opção mais viável para se criar essas ferramentas que vêm ganhando cada vez mais popularidade.

Atualmente, os contratos inteligentes podem ser criados tanto na camada de protocolo central do bitcoin quanto na Lighting Network, uma plataforma de pagamentos construída no blockchain da criptomoeda que permite transações instantâneas. Os contratos inteligentes executados dessa maneira geralmente oferecem transações mais rápidas e baratas.

Se quiser aprender mais sobre esse mundo de criptomoedas, a QR Asset preparou um curso gratuito, confira.