Ocasional

Tiago Feitosa: “O profissional que vai se destacar no mercado, não é o que estuda pensando em passar na prova”

Por Juliana Caveiro

Na primeira live do mês de maio, na quarta-feira (04), o CRC!News Talks recebeu Tiago Feitosa, fundador da T2 Educação, escola especializada em cursos preparatórios para certificações da área financeira.

Logo de início, o educador contou sobre sua trajetória. Formado inicialmente em matemática e com o grau de licenciatura, Tiago chegou a trabalhar como professor e posteriormente no banco, que era a área com a qual sonhava. Após ser demitido e não vendo nenhuma opção, sua esposa, Tais Baqueta, o incentivou a criar uma empresa para ajudar as pessoas nas certificações na área financeira.

“Eu não acreditava muito em mim, mas ela me ajudou a acreditar para que a gente pudesse criar a T2 lá em 2016”. Hoje, tendo passado pela empresa mais de 70 mil alunos em cursos 100% online, Tiago conta com orgulho a história de como tudo começou.

Ao falar dos desafios de se obter as certificações, Tiago destacou que o diploma é somente o início da construção de uma carreira, bem sucedida no setor.

“Eu acredito que a certificação é apenas o primeiro passo, porque o profissional que vai se destacar no mercado, não é o que estuda pensando em passar na prova. Mas o que estuda buscando aprender o conteúdo”, disse.

No entendimento dele, os estudantes devem usar as aulas como uma ferramenta para ser utilizada ao longo da jornada como assessor de investimentos. “A prova é um retrato daquele momento. Entretanto, o que vai fazer o profissional ter um bom desempenho é o filme que ele vem construindo nos estudos a partir daquele momento”, completa.

Além da prova da Ancord, existe o CEA que possibilita uma base maior sobre os investimentos e aprofunda os assuntos já vistos anteriormente e o CFP que para poder realizar a prova é necessário ter cinco anos de experiência na área. Para todas essas certificações, a T2 Educação possui cursos preparatórios.

 

Falta de profissionais

Também foi pauta do bate papo o crescimento acelerado da profissão e o que isso pode causar no mercado daqui para frente. Para o educador, ainda existe muito espaço a ser explorado. “Por conta dos influenciadores que falam de finanças como a Natalia Arcuri (que levou um programa para a TV), Nath Finanças (que fala com a população mais pobre), entre outros, que o mercado está crescendo. As pessoas querem falar de investimentos, querem aprender… quanto mais gente quiser investir, mais demanda de assessores teremos”.

Outro ponto que tem chamado atenção dele é a oferta de empregos nos escritórios e a falta de mão de obra qualificada. “Não digo só aqui nessa área, mas em muitas outras. Só abrir o Linkedin que vamos ver diversas vagas que ainda não foram preenchidas”. Para o empresário, isso se dá pela falta de preparo dos profissionais. Na avaliação dele, muitos acabam focando em certificações e diplomas, mas na prática não sabem aplicar.

Como principal dica para quem estava assistindo a live, o fundador da T2 aconselhou os assessores de investimentos a praticarem a profissão, treinarem e se aperfeiçoarem no dia a dia.

Veja no Instagram da CRC!News a gravação da live na íntegra.

 

Na próxima live

Na próxima quarta-feira (18), ao meio dia, Daniela Buso, sócia na Maestro Investimentos será a convidada do CRC!News Talks, no perfil do veículo no Instagram (@crc.news). O assunto será sobre como ela consegue conciliar a carreira de assessoria de investimentos com um negócio próprio na área de vinhos.