Ocasional

Indie Capital: empresas do setor financeiro e de gás e petróleo se destacam no FIC FIA

O fundo teve alta de 0,5%. Em contrapartida, a posição em Hapvida (HAPV3), no setor de saúde, foi a maior detratora de performance

A gestora de investimentos Indie Capital divulgou o comentário mensal de maio e atualizou os resultados do Indie FIC FIA, com destaque para empresas dos setores de utilidades públicas, serviços financeiros e de gás & petróleo. No período, o fundo teve alta de 0,5%. Em contrapartida, a posição em Hapvida (HAPV3), no setor de saúde, foi a maior detratora de performance. 

De acordo com a Indie Capital, o mês de maio foi de correção da bolsa americana, impactada pelo receio de hard landing diante de uma safra de resultados das empresas abaixo do esperado e de dados de inflação em patamares historicamente muito altos. 

Já no cenário nacional, mesmo com a queda relevante do preço do minério de ferro, o Ibovespa registrou uma performance positiva de 3,2%, impulsionado por sinais de reabertura da China e de possível maior moderação do Fed. Com isso, acabou revertendo parte das perdas de abril, de -10,1%. 

Indie Capital atualiza carteira do FIC FIA

A gestora também realizou algumas atualizações na carteira do Indie FIC FIA. Eles aumentaram a exposição a empresas de utilidades públicas e de mineração e siderurgia, enquanto diminuíram a exposição ao setor de petróleo e de saúde. 

“Ponderamos o valuation atrativo de diversas companhias, mas com um cenário econômico mais desafiador e de cheio de incertezas, tanto no ambiente externo (recessão, guerra, alta de juros e inflação) como no doméstico (inflação e eleições)”, explicou a gestora. 

Ainda de acordo com a Indie, a carteira, atualmente, está mais diversificada, mantendo a característica de alta exposição a grandes histórias empresariais com forte crescimento estrutural, mas também com boa exposição a temas de investimento cíclico global e de eventos. 

Leia também: Indie aposta em Sabesp e Eletrobras; veja performance do FIC FIA

Desde que foi fundado em dezembro de 2012, o fundo da Indie Capital registra uma rentabilidade de 187%, frente aos 82,7% do Ibovespa.