Ocasional

Gestor da BRZ defende investimentos em portos no Brasil: "Rentabilidade alta"

A gestora de recursos independente, com mais de 20 anos de história, começou com um grande projeto chamado de BRZP11, um Fundo de Investimento em Participações (FIP) em infraestrutura

Questionado se faz sentido investir em infraestrutura no Brasil, o gestor da BRZ Investimentos, Ricardo Propheta, que preferiu concentrar sua resposta nos portos, defendeu o investimento no país. 

“Há vários tipos de terminais portuários e cada um tem suas características específicas. Em geral, investir em portos no Brasil é um bom negócio. Em países desenvolvidos, na Europa e nos Estados Unidos, os prazos de investimento são longos e a rentabilidade é estável, mas é baixa. No Brasil, os prazos também são longos, mas a rentabilidade é bem mais alta devido às carências do setor”, disse o gestor da BRZ Investimentos em entrevista a Isto É Dinheiro. 

A gestora de recursos independente, com mais de 20 anos de história, começou com um grande projeto chamado de BRZP11, um Fundo de Investimento em Participações (FIP) em infraestrutura. Logo, iniciou suas operações no Porto Itapoá, que é um dos maiores terminais de contêineres do Brasil.

“Itapoá é um porto privado, ou seja, ele está sujeito a licenças regulatórias e ambientais, mas não opera em regime de concessão, ou seja, não tem de contratar funcionários sindicalizados. A BRZ começou a investir nesse terminal em 2007, quando era apenas um terreno. Nós participamos de todo o projeto, da construção e da montagem do sistema operacional”, destacou Propheta. 

O gestor também defendeu os investimentos no Porto de Itapoá: “É um porto dedicado a contêineres que levam basicamente produtos industrializados. A movimentação de contêineres no Brasil vem crescendo 6% ao ano entre 2010 e 2020, e essa trajetória independe da inserção maior ou menor da economia brasileira no comércio internacional, e independe também dos momentos de aquecimento ou redução do nível de atividade econômica”.

 

Porto de Itapoá lucra em 2021

O Porto Itapoá reportou um lucro líquido de R$ 127 milhões em 2021, alta de 76% em relação ao resultado de 2020. O dado aponta para a continuidade da crescente resiliência operacional da organização, que é um ativo investido pelo BRZ Infra Portos.

Leia também: Porto Itapoá: investimentos devem ultrapassar R$ 750 mi

O Fundo BRZP11, da BRZ Investimentos, que tem como estratégia investir em companhias do setor portuário brasileiro e participar da sua gestão de forma ativa, nasceu com participação societária indireta no Porto Itapoá, região que é uma dos maiores e mais eficientes terminais portuários de contêineres do Brasil e, hoje, o Fundo detém participação indireta de 22,9% na Itapoá Terminais Portuários S.A.