Ocasional

Fiagro tem se desenvolvido de forma consistente e com expectativa de crescimento, avalia gestor da BRZ

Além de lucrativo, o agronegócio tem se mostrado como um setor resiliente em momentos de crise

Novo termo no mercado financeiro, o Fiagro abre uma porta para que os investidores em geral realizem investimentos no agronegócio, sejam em ativos de natureza rural ou de atividades relacionadas a produção do setor. Para o gestor da BRZ Investimentos, Ricardo Propheta, o agro “tem se desenvolvido de forma consistente e com expectativa de crescimento para os próximos anos”.

Além de lucrativo, o agronegócio tem se mostrado como um setor resiliente em momentos de crise, o que ajuda na composição de uma boa carteira de investimentos. “Já passamos por uma crise de saúde pública ligada ao covid-19 e tantos outros problemas estruturais e, mesmo assim, o agronegócio se mostrou forte”, salientou Propheta a Suno Notícias.

Com isso, o gestor destaca que o investidor, antes de decidir em alocar capital em Fiagro, deve pensar na exposição ao agronegócio. “O investidor precisa saber em que ele está investindo, afinal um fundo desse tipo é diferente do outro”.

É de suma importância analisar os ativos com muito critério, para que o investidor saiba a composição das carteiras dos Fiagros e conheça o gestor que está à frente do fundo. 

“Assim como nos FIIs, nos Fiagros o investidor precisa conhecer o gestor, para ter certeza de que a gestora equilibra os riscos e faz um diálogo transparente com o mercado”, afirmou Propheta.

Quanto aos riscos, Propheta lembra da abrangência e das variadas naturezas, como questões climáticas, até mesmo variações abruptas nos preços de commodities.

Papéis da BRZ Infra Portos foram recomendados pela XP

O BRZ Infra Portos – administrado pela BRZ Investimentos – é um fundo de investimentos de participações em infraestrutura que é constituído sob a forma de um condomínio fechado. A companhia vem se destacando no setor e chegou a receber uma recomendação da XP em um relatório divulgado no ano passado.

Segundo a XP, o BRZ Infra Portos “oferece uma atraente oportunidade de investimentos em infraestrutura no Brasil”. O relatório também listou os benefícios de comprar papéis em infraestrutura. “Benefício de isenção fiscal para pessoas físicas (tanto em dividendos quanto em ganho de capital), melhorando significativamente a atratividade do investimento, e gestão profissional ativa, alinhando os interesses dos acionistas”. 

O Fundo BRZP11, da BRZ Investimentos, que tem como estratégia investir em companhias do setor portuário brasileiro e participar da sua gestão de forma ativa, nasceu com participação societária indireta no Porto Itapoá, região que é uma dos maiores e mais eficientes terminais portuários de contêineres do Brasil e, hoje, o Fundo detém participação indireta de 22,9% na Itapoá Terminais Portuários S.A.