Logo BP Money
Criptomoedas: 51% dos latino-americanos já utilizaram ativos digitais, aponta pesquisa da Mastercard
AliExpress anuncia ampliação no número de voos para o Brasil
Opiniões

Focus: Inflação fora de controle e futuro incerto

Foram feitos leves ajustes para cima, dentro das projeções dos indicadores e taxas.

por Redação BP Money

29 de novembro de 2021 14:45Atualizado em: 31 de maio de 2022 9:32
Focus: Inflação fora de controle e futuro incerto

O Boletim Focus de hoje pode ser definido como a reafirmação dos pessimismos das expectativas. Foram feitos leves ajustes para cima, dentro das projeções dos indicadores e taxas. A inflação de mais de 10% ao ano é e deve continuar a ser o principal inimigo da realidade brasileira nas ruas, no mercado e na política. 

As expectativas do IPCA 2021 refletem o leve ajuste para 10,15% a.a, frente aos 10,12% da semana passada. Para 2022, o ajuste foi igualmente leve, trazendo a projeção do índice para 5%, frente aos 4,96% da semana passada. Como já era esperado, as projeções de crescimento do PIB foram reajustadas levemente para baixo.

A variação para este ano deve ficar em 4,78%, frente aos 4,80% da semana passada. Para o próximo ano, parece que a precificação da estagnação econômica está ficando clara, a taxa esperada é de 0,58% no fim do ano.
SELIC e Câmbio mantiveram-se estáveis em relação ao último Focus, com 9,25% a.a para a taxa básica e 5,50 USD/BRL para o câmbio nominal.

Vale ressaltar que essas projeções podem não conversar com os fundamentos macroeconômicos por não desviarem suas trajetórias com as expectativas de inflação precificadas para cima. A taxa básica, em tese, deveria seguir para cima com a alta de preços, mas esperemos para o prosseguimento das próximas reuniões do COPOM, que deve ajustar as questões em relação ao juros.