A problemática do ESG e COP26

Como achar soluções para a problemática do aquecimento global sem explorar países menos desenvolvidos?

Está acontecendo em Glasgow, no Reino Unido, o COP26, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas. Nessa reunião, diversos líderes mundiais se reuniram para debater sobre as mudanças climáticas que vêm ocorrendo no nosso planeta e as possíveis soluções para essa problemática. 

Assistindo a algumas declarações e lendo algumas reportagens acerca do tema, é comum surgirem algumas preocupações. O aquecimento global é real e deve ser combatido, mas de maneira responsável socialmente, para isso existe a letra “S” em ESG. As energias renováveis que podem nos ajudar a superar o aquecimento global são mais caras e menos eficientes que as fontes de energias “sujas” derivadas de combustíveis fósseis. 

A população de nações mais pobres, africanas por exemplo, seriam extremamente prejudicadas por uma mudança completa para energias renováveis.

Em um país que sofre com fome e tem a população sofrendo com a miséria, o abandono completo de combustíveis fósseis iria desestabilizar mais ainda a sociedade. 

Chega a ser um tanto hipócrita, por parte dos países desenvolvidos (que já poluíram muito o planeta em prol de seu desenvolvimento), exigir que países que ainda estão em desenvolvimento e lutando contra a pobreza deixem de evoluir e batalhar por questões sociais para se adequar às regras impostas por países desenvolvidos. 

A verba pública teria que ser removida da saúde, educação e programas de combate à miséria para fazer com que esses países mais pobres adotassem fontes de energia renovável em larga escala. 

Apesar das nações menos desenvolvidas serem as maiores prejudicadas com essa súbita cobrança por adoção de energia renovável, as populações das mais avançadas não tendem a escapar ilesas dessas mudanças.  

Uma alteração sem planejamento e de forma abrupta poderia fazer com que as fontes renováveis de energia não dessem conta de suprir a necessidade da sociedade, causando perigo de apagões e escassez energética. 

Mesmo aparentando ser uma fonte não tão renovável, a energia nuclear é capaz de resolver temporariamente a questão da energia limpa no planeta. Ao contrário do que muitos pensam, a energia nuclear é extremamente segura e confiável, os únicos acidentes da história se deram por falha humana grave (Chernobyl) e desastre natural (tsunami atingiu reator em Fukushima). 

Além disso, a energia nuclear é extremamente eficiente, podendo suprir boa parte das necessidades energéticas de um país.