Educação financeira

Veja os tipos de dólar e suas funções

É essencial aprender suas diferenças para facilitar o entendimento do mercado de câmbio

Você com certeza já deve ter ouvido falar em outros tipos de dólar que não seja o comercial, como o de turismo ou futuro. A moeda americana possui definições e tipos distintos, por isso é essencial aprender suas diferenças para facilitar o entendimento do mercado de câmbio.

Por ser a principal moeda operada na economia mundial, o dólar é utilizado para lastrear as mais diversas operações financeiras ao redor do mundo. Isso faz com que exista um tipo apropriado da moeda americana para cada tipo de operação, visando manter a eficiência do negócio.

No Brasil, as oscilações da taxa de câmbio entre o real e o dólar se tornam fonte de dor de cabeça para investidores, empresários ou até mesmo para quem pretende fazer uma viagem internacional. As distinções foram pensadas justamente no propósito de atender a essas demandas, pois existem tipos diferentes da moeda para cada um desses agentes econômicos.

Se sua intenção é viajar para fora do país, faz mais sentido acompanhar a cotação do dólar turismo, por exemplo. Já para empresários, principalmente os que atuam no setor de exportação e importação, o dólar comercial é mais relevante para a tomada de decisões.

Confira todos os tipos e seus significados:

Dólar comercial

O dólar comercial é utilizado em operações financeiras de comércio exterior tanto para exportação, quanto para importação.

Quando o governo brasileiro realiza alguma compra ou venda de dólar para fazer a gestão das suas reservas, se trata do dólar comercial. Por isso, é possível dizer que o Banco Central tem forte influência sobre o dólar comercial.

Dólar turismo

O dólar turismo representa a cotação da moeda para pessoas físicas que pretendem usar a moeda durante uma viagem ao exterior, principalmente.

Compras com o crédito no exterior e compras de dólar em casa de câmbio, por exemplo, são operações que levam em consideração o dólar turismo.

Vale ressaltar que ele costuma ser mais caro que o dólar comercial.

Dólar paralelo

O dólar paralelo é o dólar adquirido por fora do sistema financeiro. Ele não é negociado por bancos e casas de câmbio, mas sim por doleiros que fornecem dólares em espécie. Visto que não há a participação de uma instituição financeira, também não há taxas de câmbio.

Dólar à vista

O dólar à vista é frequentemente usado por negócios com contratos no mercado financeiro, principalmente o mercado de títulos.

Dólar futuro

O dólar futuro é um contrato de compra ou venda da moeda comercial, baseado na taxa de câmbio da data atual e com vencimento definido.

O investidor se compromete em comprar ou vender uma determinada quantia da moeda, em uma data futura e conforme um preço acordado no valor presente.