Educação financeira

Vale a pena investir com Day Trade?

Se pautando com uma análise técnica, o Day Trade se baseia na compra e venda de ativos na mesma sessão

As operações day trade tem como característica principal serem negociações que começam e terminam no mesmo dia. A estratégia é algo que divide bastante a opinião de especialistas, por ser um plano de renda variável muito “imprevisível”. Primeiro, para se ter uma opinião própria é preciso conhecer mais sobre como o Day Trade funciona e se ele vale a pena.

O que é Day Trade?

O Day Trade é uma estratégia especulativa em que os traders compram e vendem ativos na bolsa com o objetivo de lucrar com oscilações de curto prazo. Em outras palavras, o objetivo é comprar e vender um ativo no mesmo dia, obtendo um certo lucro nesta operação.

Vale destacar que as operações de day trade podem ser realizadas com basicamente qualquer ativo negociado em bolsa. Por exemplo, com ações, opções, fundos imobiliários (FIIs), ETFs (Exchange Traded Funds) ou com qualquer outro tipo de contrato.

Day Trade x Swing Trade

O Swing Trade é um tipo de negociação que tem uma perspectiva para ocorrer dentro de alguns dias ou até semanas. Devido ao maior tempo de negociação, é possível que sejam feitos dois tipos de análises prévias: a fundamentalista e a técnica.

Já as operações do tipo Day Trade são aquelas que envolvem a compra e venda das ações no mesmo dia. Por isso, são consideradas negociações de curtíssimo prazo e que se pautam na análise técnica.

Vale a pena investir em Day Trade?

Apesar de parecer ser algo fácil, as operações de Day Trade são muito arriscadas e podem gerar grandes prejuízos para os traders. Isto porque, no curto prazo, o mercado se comporta de maneira aleatória e, muitas vezes, de forma irracional.

Com isso, eventuais movimentos inesperados pelo trader podem acarretar em grandes prejuízos, os quais podem ser difíceis de serem recuperados. Por isso, é preciso conhecer bem a estratégia de Day Trade, sabendo como ela funciona e quais são os seus riscos.

É verdade que há pessoas especializadas que podem ganhar dinheiro fazendo esse tipo de operação, mas não é uma operação comum, ainda mais para aqueles que ainda não estão bem familiarizados com o mercado de ações.

Se você entende que Day Trade pode te dar retornos, a primeira dica é começar operando com valores que não comprometam a sua renda, muito menos o seu patrimônio. Saiba a hora de parar e tenha bastante disciplina quanto a isso.

Por fim, estude bastante, dando preferência a cursos e orientações de profissionais renomados.