Educação financeira

Selic: para que serve e como é calculada?

Veja qual a função da taxa básica de juros e qual importância para economia.

No mundo da economia é comum ouvir termos e abreviações específicas, sempre batidas no cotidiano mas que podem passar despercebidas para alguns e, em meio essa sopa de letras, a BP Money criou essa editoria para deixar os leitores ainda mais espertos. 

A Taxa Selic, sigla de Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, é um dos principais indicadores do mercado financeiro do país e funciona como um sistema informatizado que serve para o registro, custódia e liquidação dos títulos públicos federais emitidos pelo Banco Central (BC) e pelo Tesouro Nacional. Em outras palavras, é uma taxa básica de juros da economia brasileira que controla a inflação oficial do país.

Através do BC que utiliza do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA, clique aqui para ler mais) para medir a taxa selic e manter um nível estável, a fim de conservar o volume de dinheiro em circulação.

Ela é responsável por influenciar todas as demais taxas de juros do Brasil, como as cobradas em empréstimos, financiamentos e até de retorno em aplicações financeiras. Tem como objetivo assegurar a estabilidade da economia e evitar descontroles de preço, como os que o país já viveu em décadas passadas que causaram uma perda do poder de compra da moeda.

Para que a inflação esteja dentro da meta estabelecida, o BC, por meio da taxa Selic, injeta dólares na economia, tendo em vista que a inflação está diretamente ligada a quantidade de moedas em circulação.

Como a taxa é calculada?

A Selic é definida pelo Comitê de Política Econômica (Copom), que se reune por 45 dia para estabelecer uma meta ou seja, um nível ideal que a taxa deverá estar no mês seguinte. Após os membros decidirem qual será o patamar desejado, embasado em indicadores, com cálculos por meio da média ponderada entre as operações financeiras, a taxa é estabelecida. Essas operações são conhecidas como operações compromissadas.

As mudanças na Taxa Selic acontecem pois a economia não é estável e, por isso, é preciso adequá-la ao cenário para que exista um equilíbrio e garantir que o dinheiro continue circulando.

Ao aumentar a Selic, tem como objetivo desacelerar a economia, impedindo a inflação de ficar muito alta. Por outro lado, ao baixar a Selic, tem como objetivo estimular o consumo e aquecer a economia, aumentando a inflação quando ela está abaixo da meta.