Educação financeira

Por que empresas vão a falência?

Para não correr o risco de fechar seu negócio, é preciso entender como evitar a má gestão financeira

O pior pesadelo para um empresário é ver sua empresa chegar a falência depois de anos de dedicação e esforço. Para não correr o risco de fechar seu negócio, é preciso entender como evitar a má gestão financeira. 

Mesmo com um expressivo crescimento do número de micro e pequenas empresas no Brasil (já temos o dobro de empreendedores por oportunidade do que por necessidade), o que mostra que estamos nos tornando um país empreendedor, as deficiências na gestão empresarial continuam presentes.

A falta de aperfeiçoamento de produtos/serviços e a ausência de uma boa gestão, principalmente do fluxo de caixa, estão entre os principais erros cometidos.

Para uma companhia que ainda não está consolidada no mercado, aperfeiçoar seus produtos é essencial para sobreviver à concorrência. Além disso, não focar na inovação, trazer sempre as mesmas propostas, se torna repetitivo para o público, contribuindo para o fechamento dessas empresas. 

Existe também a ‘falsa inovação’. Isso ocorre quando se tem a inovação de serviços, porém ela não é praticada com foco nos clientes e não atende uma necessidade específica ou resolve um problema dos mesmos. 

Para criar diferentes perspectivas de vendas, o empreendedor precisa buscar técnicas e ferramentas que o ajude nesta tarefa. Uma técnica que tem sido utilizada com sucesso no movimento de Startups no Brasil é a metodologia customer development, que consiste em focar no mercado para desenvolver produtos e serviços a partir de problemas e necessidades dos clientes e hipóteses de solução. 

Uma outra sugestão é tentar definir o modelo de negócio antes do plano de negócio. Uma ferramenta muito útil para descrever, visualizar, avaliar e mudar seu modelo de negócio é o Canvas.

A má gestão financeira, mais precisamente a ausência do fluxo de caixa, é um dos principais motivos do fechamento de micro e pequenas empresas. De acordo com a pesquisa do SEBRAE, 50% das micro e pequenas empresas fecham por inadimplência, falta de capital e falta de lucro.

Um simples relatório semanal ou mensal de fluxo de caixa ajudaria a compreender os resultados da empresa, a prever lucro ou prejuízo no mês, a controlar o capital de giro e também serviria como apoio para tomada de decisões estratégicas como deixar de vender um produto ou mudar a forma de pagamento de um determinado serviço.