Educação financeira

O que é previdência privada?

Previdência privada é um tipo de investimento utilizado por aqueles que desejam alcançar objetivos de médio e longo prazo

A previdência privada é um tipo de investimento utilizado por aqueles que desejam alcançar objetivos de médio e longo prazo. Mas nem sempre esse modelo de investimento foi bem visto pelos investidores.

Qualquer pessoa pode fazer um plano de previdência privada e investir nele para resgatar no médio ou longo prazo, um retorno financeiro que pode auxiliar na realização de metas ou proporcionar um futuro mais confortável, em termos econômicos.

A estratégia da previdência privada é dividida em duas fases, a de acumulação e a de resgate. Nesta matéria vamos trazer alguns detalhes que compõem essa modalidade de investimento, a fim de tirar algumas dúvidas e abordar curiosidades sobre o tema.

Um dos motivos para investir na previdência privada é o benefício fiscal. Com o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) os aportes podem ser descontados do imposto de renda (IR) a ser pago, desde que o investidor realize a declaração completa. Todo valor depositado fica livre da Receita Federal, até o limite máximo de 12% da sua renda bruta anual tributável. 

Já sobre a rentabilidade, o rendimento nessa modalidade de investimento é maior que na poupança e de diversas outras aplicações. Além disso, como citado anteriormente, é uma forma de complementar a aposentadoria, proporcionando qualidade financeira no futuro.