Educação financeira

Mercado Fracionário: Invista com menos de R$ 10

A modalidade abre a possibilidade dos investidores não precisarem comprar lotes múltiplos de 100 para investir

Se você é investidor e possui conhecimento básico sobre o mercado, provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o investimento em ações. Na aplicação comum, o empreendedor é obrigado a adquirir um lote com múltiplos de 100 (200, 300, 400..) para comprar os papéis, o que faz muitas pessoas pensarem que investir em ações é apenas para quem tem muito dinheiro para investir.

Porém, o que muita gente não sabe é que existe uma opção exatamente para quem não tem tanto dinheiro assim, mas quer investir em ações. É o mercado fracionário.

Nele você não precisa comprar o lote mínimo padrão, que são 100 ações por lote. No mercado fracionário você pode comprar apenas parte do lote, uma fração dele. E, portanto, não precisa de um grande capital para investir.

O que são ações fracionadas?

As ações fracionadas são papéis negociados no mercado fracionário em uma quantidade menor do que o lote padrão de 100 ações. Em outras palavras, no mercado fracionário os investidores podem adquirir entre 1 e 99 ações. Ou seja, ele pode escolher a quantidade que quiser, como por exemplo, 5, 20, 33 ou 80 ações.

Sendo assim, o mercado fracionário é uma alternativa para o pequeno investidor que não possui capital para comprar um lote padrão. 

Vale lembrar também que essas ações possuem um “F” no final do ticker, por exemplo: VALE3F, ITUB3F, BBDC4F e etc.

Mercado fracionário x mercado integral: qual a diferença?

A principal diferença entre o mercado fracionário e o mercado integral é a quantidade de ações que podem ser negociadas em uma transação.

Enquanto no fracionário é possível comprar qualquer quantidade entre 1 e 99 ações, no integral, é preciso comprar lotes inteiros.

Um lote tem 100 ações, então, se o investidor quiser investir mais do que isso no mercado integral, a próxima opção é investir em 200 ações, perceba que a diferença entre os passos é muito grande.

Além disso, é importante saber que, embora nos dois mercados, os ativos negociados sejam os mesmos, eles são independentes um do outro.

Portanto, as cotas e a liquidez das ações são diferentes nos dois mercados.

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem de comprar ações fracionadas, é a possibilidade de investir com pouco dinheiro. Dessa forma, o mercado fracionário é mais democrático ao possibilitar que o pequeno investidor aplique valores baixos. Outra vantagem, do mercado fracionário, é a facilidade de diversificar a carteira com pouco dinheiro.

Por outro lado, a baixa liquidez das ações fracionadas pode ser vista como uma desvantagem. Porém, para os investidores de longo prazo, essa liquidez não é muito importante, já que o intuito é permanecer com as ações por muitos anos.

Já para o investidor de curto prazo, a liquidez é uma desvantagem, já que ele pode ter dificuldades em vender rapidamente as ações. Outra desvantagem, é o fato de que o spread é maior do que no mercado à vista. Por fim, temos ainda o fato de que o valor da taxa de corretagem de algumas corretoras pode pesar para o investidor.