Educação financeira

Financiamento: o que é e como funciona

Financiamento é uma modalidade de empréstimo destinada à aquisição de bens específicos

Comprar um carro ou um imóvel sempre foi um dos principais sonhos da maioria dos brasileiros. Porém, com a situação econômica atual do país, acabou complicando cada vez mais. Com todas as dificuldades, uma das opções para a realização desse desejo é o financiamento. 

Financiamento é uma modalidade de empréstimo destinada à aquisição de bens específicos. O cliente entra em contato com bancos e instituições financeiras para pedir determinada quantia para conseguir realizar a aquisição de um bem desejado.

Nesse tipo de contrato, o bem financiado serve como a garantia de que o empréstimo será pago. Com isso, caso o contratante não consiga arcar com as parcelas do financiamento, ele poderá perder a posse do bem, muito provavelmente de um imóvel ou de um veículo. 

Apesar de ser uma opção bem viável para este tipo de necessidade, é preciso estudar bastante cada tipo de financiamento, para poder escolher o melhor para sua situação. 

Tipos de financiamento

– Financiamento imobiliário: um dos mais conhecidos, o financiamento de imóvel serve tanto para adquirir uma casa já pronta, quanto para a construção ou a reforma do espaço. Em alguns casos, é possível financiar um terreno. 

Uma vantagem dessa modalidade é o prazo de pagamento, que pode chegar a 30 anos, com um valor de parcelas suavizado. Para esse tipo de financiamento, é possível utilizar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O dinheiro pode ser usado como entrada ou para quitar parte do financiamento, o que pode facilitar o pagamento da dívida.

– Financiamento de veículos: é um tipo de empréstimo em que clientes conseguem crédito de instituições financeiras para adquirir um carro, moto ou outros tipos de veículos. 

Com o pagamento sendo parcelado, as prestações são compostas por uma parte do valor emprestado, juros do financiamento, tarifas e impostos como o IOF. 

Além disso, como explicado anteriormente, o bem serve como garantia para que a dívida seja paga. No caso dos veículos, um carro ou moto adquirido por financiamento é a garantia do empréstimo.

– Financiamento de equipamentos: indústrias e lojas recorrem ao financiamento para melhorar suas estruturas. Como exemplo, dá para parcelar aquisições de máquinas agrícolas, computadores, equipamentos de cozinha e até materiais de construção, entre outros itens.

Financiamento x empréstimo

Conceitos parecidos, financiamento e empréstimo são modalidades de obtenção de crédito para realização de objetivos. Entretanto, existem algumas diferenças que precisam ser consideradas por quem está precisando de dinheiro. 

No empréstimo, quem pede o dinheiro não precisa dizer para o que vai usar. Não há exigência de que a grana seja utilizada para determinada finalidade. 

Já no financiamento, o dinheiro deve ser utilizado na compra de um bem, como imóvel ou automóvel. Além disso, o bem financiado é a garantia do financiamento.

O financiamento deve ter uma finalidade específica, ao contrário do empréstimo, que pode ser usado inclusive para a compra de bens, mas também para qualquer outro objetivo, como por exemplo quitar dívidas.

Vantagens do financiamento 

O financiamento tem algumas vantagens, como em ser uma das modalidades mais seguras para realizar a compra de imóveis atualmente. Além disso, poder usar o FGTS para entrada ou pagamento das prestações também é um fator favorável. 

Adquirir um bem imediatamente, ter um prazo de pagamento estendido, poder antecipar algumas prestações ou liquidar o valor restante da dívida, além de renegociar o empréstimo com a instituição financeira são vantagens de se realizar um financiamento. 

Cuidados para realizar o financiamento

Mesmo sendo uma modalidade segura, é sempre prudente tomar alguns cuidados. Afinal, envolve não apenas dinheiro, mas também um bem que, se a dívida não for paga, pode ser tomado e usado para quitar os valores adquiridos.

Faça sempre um ótimo planejamento financeiro, para te permitir que o valor referente às parcelas do financiamento será pago todo mês, sem prejudicar o pagamento das outras despesas mensais.

Analise se o valor que deseja financiar é coerente com a sua realidade financeira. Pesquise bastante sobre todas as ofertas de financiamento disponíveis no mercado. Compare os serviços, os valores que podem ser financiados e as taxas, principalmente o CET (Custo Efetivo Total). 

Procure por bancos e instituições conhecidas, que forneçam informações de contato e que são marcas ou fazem parte de empresas reconhecidas. Desconfie de ofertas de financiamento que sejam boas demais para ser verdade.

Esteja atento sempre aos contratos de financiamento, leia-os com atenção, tire dúvidas, e analise as condições de pagamentos. Veja as condições do bem que será financiado, para entender se realmente é um bom negócio ou se é melhor pesquisar mais.

Por fim, depois de obter o financiamento, faça o pagamento certinho e evite ao máximo atrasos nas parcelas e, principalmente, a inadimplência.