Educação financeira

DRE: é bem mais simples do que parece

O demonstrativo contábil é um resumo das operações financeiras de uma companhia aplicado dentro do regime de competência

Você sabia que existe um mecanismo para empresas que revela se a mesma obteve lucro ou prejuízo em determinado período? Chamado de DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), o demonstrativo contábil é um resumo das operações financeiras de uma companhia aplicado dentro do regime de competência.

Seu objetivo é mostrar como é formado o resultado líquido do exercício, por meio da comparação entre receitas e despesas.

A companhia pode realizá-lo com a frequência desejada para o acompanhamento da gestão, mas, legalmente, o relatório deve ser feito ao menos uma vez ao ano.

A DRE apresenta a síntese dos resultados das atividades operacionais e não operacionais do negócio. Essa ação é realizada tanto de forma gerencial, com as projeções de crescimento, custos, etc, como de forma fiscal, expondo os impostos e taxas recolhidas durante o ano e evitando sonegação.

Ao contrário do Fluxo de Caixa, a Demonstração do Resultado do Exercício possibilita uma avaliação a longo prazo que, por sua vez, prevê quais são os próximos passos que a empresa deve tomar.

Por que usar a DRE? 
 
Para a gestão contábil, a DRE é um dos recursos mais essenciais. Além de permitir um overview da situação, ela auxilia no direcionamento para projetos futuros.

Além disso, os resultados nas vendas devem apresentar rentabilidade assim como um investimento. Portanto, uma curva evolutiva positiva, sob pena de deterioração dos rendimentos pela inflação e os constantes reajustes nos índices de preços. 

Logo, um resultado ruim não está atrelado unicamente a redução no faturamento. Para saber se as operações estão de fato mostrando-se rentáveis, não há outra forma de apurar que não seja pela comparação de DREs de períodos em sequência.