Educação financeira

Conheça os títulos do Tesouro Direto

Os títulos se dividem em três grupos à venda no Tesouro Direto: prefixados, pós-fixados e híbridos

O Tesouro Direto é um programa criado pelo Tesouro Nacional – órgão responsável pela gestão da dívida pública – desenvolvido em parceria com a B3 (Bolsa de Valores brasileira) para venda de títulos públicos federais para pessoas físicas, de forma 100% online. Lançado em 2002, o programa surgiu com o objetivo de democratizar o acesso aos títulos públicos e ganhou popularidade por permitir aplicações a partir de apenas R$ 30,00 e oferecer liquidez diária para todos os papéis. 

Além dos investidores poderem aplicar no Tesouro Direto por meio de diversos bancos e corretoras de valores, na plataforma do mesmo há várias opções de títulos públicos à venda para os variados perfis de investidor, tornando possível escolher  diferentes indexadores, prazos de vencimento e fluxos de remuneração. 

Os títulos se dividem em três grupos à venda no Tesouro Direto: prefixados, pós-fixados e híbridos. Dentre eles, há ramificações como: o Tesouro Prefixado (LTN), no qual o retorno é informado na data da aplicação, porém, se o dinheiro for resgatado antes do prazo poderá ser sacado um valor menor do que o investido, ou ganhar mais que o esperado, já que o valor do título oscila ao longo do tempo, de acordo com as expectativas para os juros.

O Tesouro Prefixado também pode atrelar-se ao Juros Semestrais (NTN-F) o que significa que, duas vezes por ano, será pago os rendimentos devidos até a data em questão. Entretanto, sempre que os juros caem é descontado imposto de renda sobre ele, que é de, no máximo, 22,5%. Nesse tipo de investimento não é possível aproveitar a tabela regressiva, onde por quanto mais tempo o dinheiro permanece investido menor é o imposto sobre ele.

O Tesouro Selic é outra ramificação e se caracteriza como um título pós-fixado, isto é, sua rentabilidade depende de um indicador econômico – neste caso, da Selic. Esse Tesouro é pouco volátil, pois o preço do papel oscila pouco ao longo do tempo e a aplicação tem liquidez diária. A modalidade não conta com um modelo de pagamento semestral, portanto o investidor só receberá no vencimento do prazo ou caso realize a venda antecipadamente a preço de mercado.

O Tesouro IPCA, por sua vez, é um título híbrido, com uma parte do retorno prefixado e o restante indexado à inflação. Como esse investimento combina dois tipos, o resultado obtido é o ganho dos juros que foram estabelecidos na hora da compra e também a proteção do dinheiro investido contra a inflação, já que o rendimento sempre será maior do que ela. 

Há também a opção por um título de Tesouro IPCA com Juros Semestrais (NTN-B), que difere-se do Tesouro Prefixado com Juros Semestrais apenas na existência da tabela regressiva, que vai até 15% para juros distribuídos após 720 dias.