Educação financeira

Afinal, o que é Bitcoin? Vale a pena investir meu dinheiro?

A principal criptomoeda do mercado valorizou mais de 9.000% nos últimos 5 nos, impressionando o mercado

A internet mudou a forma como vemos as coisas atualmente, e com o mundo dos investimentos não poderia ser diferente. Em 2008, a chegada do bitcoin revolucionou o mercado e criou um novo setor para que integrantes da bolsa pudessem se aventurar: as criptomoedas. Nos últimos 5 anos, a criptomoeda valorizou mais de 9.000%, algo quase que inacreditável.

Mas o que é bitcoin?

O bitcoin foi a primeira moeda virtual lançada no mundo, ela não existe em papel nem em nenhum lugar além de sistemas digitais. Além disso, é uma moeda descentralizada, o que significa que não existem bancos ou governos que atuam como intermediários. 

A criptomoeda, termo usado para moedas que só existem na internet, é um dinheiro limitado. A tecnologia envolvida em sua criação permite que sejam emitidos até 21 milhões de bitcoins.

Sua operação ocorre por meio de uma rede descentralizada conhecida como blockchain. Esse sistema faz com que seja possível o rastreio de envio e recebimento de bitcoin por meio de pedaços de códigos com dados.

Entre suas características tecnológicas, a moeda digital possui também a criptografia, que serve como uma camada de segurança para dificultar a ação de criminosos ao deixar informações mais complexas.

Para adquirir bitcoins, é preciso passar dinheiro em reais (R$) ou na moeda do país em questão para uma conta de corretora ou que está no ambiente blockchain. A movimentação pode ser feita por transferência bancária ou PIX, por exemplo, e até em viagens internacionais.

Mesmo com todo esse aparato, o preço da moeda é muito volátil. Por ter quantidade limitada, vale a lei da oferta e demanda: quanto menos bitcoins disponíveis, mais alto tende a ser o preço. De acordo com o site especializado Portal do Bitcoin, a cripto já registrou valor máximo de R$ 376.000,00.

Por que investir em bitcoin?

As vantagens em investir em bitcoin são inúmeras. Uma das primeiras é a rapidez, não há forma mais rápida no mundo de transferir valores entre dois indivíduos, independentemente de localização geográfica e montante, do que através do bitcoin.

Existe também o custo de utilização da moeda, mais barato perante qualquer outra transação financeira. Além disso, você não depende de um banco ou outro intermediário para custodiar seus bitcoins ou transacionar com outros usuários, sem contar que o funcionamento é 24h, todos os dias. 

Podem ser citados a independência política, já que a cripto não está sujeita a pressões desse tipo, e a consequente proteção contra a inflação.

Essas são algumas das principais utilidades e vantagens do bitcoin que explicam o seu crescente uso ao redor do mundo, mas nem tudo são flores. O uso da moeda, assim como qualquer outro tipo de investimento, traz riscos e pode acarretar em perdas significativas caso o investidor não esteja atento às movimentações do mercado.