Indie FIC Fia: setor de energia se destaca em setembro

O fundo de renda variável teve a performance do setor de energia como destaque positivo.

A gestora de investimentos, Indie Capital, divulgou os resultados do Indie FIC FIA do mês de setembro, que chegou a uma rentabilidade de -5,4%, contra -6,6% do Ibovespa. Nos últimos 12 meses, o percentual ficou em -9,2%, frente aos -17,3% do principal benchmark da Bolsa. O grande destaque do mês ficou com o setor de energia. 

Em contrapartida, os setores de saúde, serviços financeiros, consumo e homebuilders foram negativos. Desta forma, em ritmo positivo, os papéis da PetroRio tiveram grande influência, especialmente pelos preços do petróleo.

Segundo a gestora, no que tange às movimentações na carteira, foi montada uma posição na Sequoia Logística e Transportes. A Indie Capital afirma acreditar no sucesso do plano de expansão da companhia, e lembra que ela tem um bom ritmo de alocação.

A Sequoia se apresenta como uma empresa especializada em logística e distribuição e é a única de Less than Truckload (LTL), ou transporte “pequeno”, e B2C (que vende diretamente para a pessoa física) com capital aberto na B3.

Em 2021, o FIC Fia registrou -8,4%. Já o Ibovespa acumulou -6,8%. Ele investe em cotas de fundo de investimentos de ações.

Recentemente a Indie Capital lançou um novo fundo de previdência que é 100% alocado no FIC FIA e poderá ser negociado na XP (veja mais aqui). A companhia já possui quase 10 anos ano investindo em empresas de capital aberto com atuação no Brasil.