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Varejo & Mercado

O varejo se prepara para a "Zona Exponencial" e os Shopping Centers miram nessa aposta

Antonio Eloyem 1 de julho de 2021 17:11

Muito se tem falado nos últimos meses em como a recuperação dos mercados dar-se-á em meio a tantos novos desafios e propostas. Do consumo consciente, do contato físico, da relação com o o online, da simbiose entre o sustentável e os multicanais...


Acreditar em mudanças deixou de ser uma expectativa e passou a ser uma tendência acirrada a cada nova aposta, a cada nova descoberta. E dessas novas interrogações, passamos a ter o entendimento comum que vivemos num caldeirão volátil de inovação. Sim, apostas hoje não mais serão tendências no futuro próximo, caso não se transformem e/ou acompanhem novos significados. E desse momento, o consumidor buscará extrair o que melhor define o seu comportamento/estilo.


Passamos de uma visão de atuação em uma delimitação física pré-determinada para um conceito de "Zona Exponencial", e esse novo viés de mercado, empresas correm contra o tempo para que possam melhorar seus processos, estrutura e modelagens de negócios.


O crescimento não está mais, e não somente apenas, numa zona primária, secundária, terciária... não mais. O crescimento rompeu fronteiras, e atinge níveis extraordinários fora de áreas jamais mapeadas como ponto de atuação. O foco é exponencial. Se posso crescer, o limite ficou para trás. É dentro desse novo modelo de negócios que diversas empresas pelo mundo estão apostando alto no seu reinventar e ressignificar. O tabuleiro de aposta ficou mais acirrado, e os apostadores se multiplicam na mesma velocidade que as startups despontam como válvulas de oportunidade e simplificação. Yes, estamos surfando uma onda de novos comandos, de novas dinâmicas.


O varejo deixou de ser apenas físico há alguns anos, e cada vez mais existencial para um processo de simbiose entre todas as formas cooperadas de levar uma mensagem clara até o receptor. Nessa entrega dinâmica, ágil, voraz, moderna e disruptiva, ficarão aqueles que melhor entenderem a todas essas novas oscilações comportamentais. Yes, o consumidor está mais volátil como nunca, estimulado pela presença constante do mundo tech e por todos os benefícios que esse legado está trazendo para a atualidade.
Dos sites, das plataformas de conexão social, dos pontos de contato no mundo virtual, todo esse processo vêm sendo uma construção acelerada e com picos de adrenalina absurdamente sentidas pelos consumidores.


Hoje falamos da importância da Estratégia e Planejamento de mercado como algo essencial para a vitalidade, como se fosse novos planos de voo traçados em pleno ar. Hoje falamos da celeridade dos e commerce`s, dos market places, dos formatos híbridos de socialização com o consumo. Hoje falamos em moeda eletrônica, em estacionamento de carros voadores, em helipontos de drones para logística. Hoje falamos em Inteligência artificial, em tratamento de informações sistematizados. Hoje falamos em mobilidade urbana e logística atrelados aos mesmos princípios, chegar do ponto A ao ponto B, nas melhores condições, menor tempo, menor custo, e com uma excelência de ponta a ponta na cadeia, envolvendo relacionamento, sustentabilidade e tecnologia. É desse hoje, que o mercado passa a descobrir novas formas de buscar alternativas, e dessas novas alternativas, melhoria de suas performances.


Avaliemos cuidadosamente que o ciclo de oportunidades transitou nos últimos anos brutalmente entre segmentos e marcas relevantes em todo o mundo. Hoje pode ser o momento das techs, amanhã, apenas o "darwinimos do varejo" poderá nos mostrar novas oportunidades quanto pensamos em crescimento exponencial.

Texto: Antonio Eloy
Antonio Eloy é apaixonado pelo varejo e um curioso por natureza. Atualmente é sócio-diretor na MUV, empresa que atua com soluções para o varejo, com foco em Planejamento, Desenvolvimento, Comercialização e Gestão de Centros Comerciais e Franquias. Trilhou sua carreira como Executivo de Marketing em shopping centers, no qual somou junto ao time de grandes empresas, como Grupo Jereissati, Sonae Sierra Brasil, JCPM e relevantes companhias em mais de 10 empreendimentos que atuou diretamente. 
Nos últimos 18 anos participou de implantações de importantes empresas no Brasil e Angola. Contribuiu na construção e consolidação de aproximadamente 2.500 lojistas atendidos nos empreendimentos vivenciados.
Possui formação em Marketing, MBA em Gestão Empresarial pela FGV e MBA em Gestão de Comunicação.
www.somosmuv.com.br 
Instagram: @antonioeloyoficial

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