Logo BP Money
China: exportações crescem acima do esperado em julho
Golpes bancários disparam e devem gerar prejuízos bilionários em 2022
ColunistasMobills

7 mitos e verdades sobre fazer um empréstimo

Todos os dias milhares de pessoas buscam por soluções de empréstimo e acabam se deparando com uma série de dúvidas. Conheça alguns mitos e verdades desse processo.

Mobills

por Mobills

22 de junho de 2022 15:42Atualizado em: 8 de julho de 2022 14:52
7 mitos e verdades sobre fazer um empréstimo

Fazer um empréstimo pessoal pode ser uma alternativa para quem precisa de dinheiro rápido, seja para quitar dívidas ou pagar algum gasto de urgência, por exemplo.

No entanto, quando falamos desse assunto muitos mitos podem surgir, apresentados como verdade absoluta, ainda mais com as facilidades do empréstimo online. 

Contratar um empréstimo ficou mais fácil?

O surgimento de novas tecnologias fez com que as instituições de crédito desburocratizassem, de certa forma, o processo de tomada de empréstimo, simplificando e tornando mais acessível.  

Dessa maneira, pegar um empréstimo pode sim ter ficado mais fácil, o que não quer dizer que as empresas deixaram de lado as análises e critérios para concessão. 

Se por um lado a facilidade de acesso agilizou e simplificou o processo, por outro muitas dúvidas surgiram no caminho. Dessa maneira, mesmo que esse serviço seja bastate utilizado, algumas pessoas podem deixar passar boas oportunidades por acreditar em coisas que não são verdade.

7 mitos e verdades sobre empréstimos

Para ajudar na tarefa de desmistificar um pouco esse processo financeiro, separamos algumas afirmações sobre os empréstimos para descobrir se são verdadeiras ou não passam de mitos, veja:

1. Ter score de crédito alto ajuda na hora de conseguir empréstimo?

Verdade! O score de crédito é uma pontuação que resulta dos hábitos de crédito e consumo de cada pessoa.

Assim, quanto mais próximo a 1000, mais as empresas entendem que essa pessoa é um bom pagador, o que facilita o processo de aprovação de um empréstimo. 

Entretanto, se engana quem pensa que somente um bom score irá garantir a aprovação do crédito. Outros fatores também são determinantes na hora da análise, como o próximo item dessa lista.

2. Posso mentir quanto ganho de salário que o banco não descobre

Mito! As instituições financeiras possuem formas de comprar sua renda, como holerite ou extrato bancário. 

Além disso, a análise também leva em consideração os hábitos de consumo de quem está pedindo o empréstimo, comparando gastos e ganhos, para saber se a pessoa terá dinheiro suficiente para cumprir com as parcelas. 

3. É possível se proteger de fraudes e golpes

Verdade! Existem alguns passos simples para ajudar uma pessoa a se proteger de golpes e fraudes financeiras. 

O primeiro deles é: sempre faça negócio com empresas confiáveis! Pesquise a reputação da empresa, consulte o CNPJ, tome todos os cuidados antes de enviar seus dados particulares. 

Em segundo lugar, nunca faça nenhum tipo de pagamento antecipado com a promessa de ser aprovado para um empréstimo. 

Empresas sérias e honestas dificilmente pedem algum tipo de adiantamento, seja das parcelas, seja de IOF. Fique de olho!

Se a empresa está pressionando muito e exigindo rapidez no fechamento do contrato, pode inclusive ser um sinal de golpe.

3. Negativados podem conseguir empréstimo online

Verdade! Quem tem o nome negativado pode sim conseguir um empréstimo online, inclusive existem até financeiras especializadas nesse público. 

Não é porque a pessoa está negativada, que ela não tem condições de arcar com uma parcela. No entanto, nesses casos, há uma análise mais apurada da situação financeira de quem solicitou. 

5. Empréstimo online demora mais para ser aprovado

Mito. Na verdade, acontece exatamente o contrário! Já que o processo todo é feito online, não há necessidade de comparecer a nenhuma agência do banco, o que facilita bastante. 
Com isso, todo o processo, desde o primeiro contato com a empresa até a contratação, acaba sendo até mais rápido. 

6. A taxa de juros do contrato vai aumentando conforme passam os meses

Mito! Da mesma maneira que as parcelas são fixas e pré-contratadas, as taxas de juros também são. O valor das parcelas serão extamente iguais acordadas no contrato. 

Inclusive, os juros aplicados ao seu contrato ficam disponíveis na simulação e contrato assinado inicialmente. 

O que pode acontecer é encontrar juros diferentes em diferentes instituições, por isso é preciso pesquisar bastante e até utilizar uma calculadora de juros para ajudar a encontrar a melhor opção. 

7. Todo contrato é igual, por isso nem preciso ler o meu

Mito! Apesar de todo contrato ter sim cláusulas parecidas, elas não são iguais por completo, já que cada empréstimo é pensado de forma individual. 

Com a análise de crédito feita de acordo com seu comportamento financeiro, as taxas e condições também vão se adequar ao seu perfil. 

Portanto, sempre leia todo o contrato com atenção e calma e tendo certeza de que vai entender cada detalhe nele. 
 

Mobills

Mobills

Soluções mais inteligentes para o seu dinheiro