Logo BP Money
China: exportações crescem acima do esperado em julho
Golpes bancários disparam e devem gerar prejuízos bilionários em 2022
ColunistasLeo Dutra

Mercado de Opções: que bicho é esse?

O grande objetivo do Mercado de Opções é otimizar a sua carteira de investimentos

Leo Dutra

por Leo Dutra

22 de julho de 2022 11:05Atualizado em: 22 de julho de 2022 11:22
Mercado de Opções: que bicho é esse?

Olá, eu sou o Leo Dutra, analista de investimentos especializado em mercado de opções e quinzenalmente estarei aqui te ensinando a desbravar este mercado lucrativo, mas pouco conhecido. Gostaria de começar esse primeiro artigo te contando como cheguei até aqui. A verdade é que nunca imaginei trabalhar no mercado financeiro, mas, desde criança eu tinha certeza de que queria ganhar dinheiro. Meus pais sempre foram meus principais incentivadores, entretanto, na minha infância, enfrentaram uma crise financeira que foi uma grande motivadora para o que eu vivo hoje, porque eu queria mudar a minha realidade, crescer e chegar aonde estou. 

Depois de sair de São José dos Campos e me mudar para Natal, consertar computadores na adolescência, vender em feiras de artesanato e cursar Ciências da Computação, resolvi começar a investir. E como antes do sucesso também vem o fracasso, ainda mais se você não se prepara, perdi tudo o que tinha, e o que havia pegado emprestado com a minha avó de um pedaço da herança que ela tinha após o falecimento do meu avô. Esse obstáculo me deu a oportunidade de aprender, recuperar o capital, na época algo em torno de R$ 30 mil, e conhecer o Mercado de Opções, em que eu atuaria anos mais tarde.

Com o convite da BP Money para escrever essa coluna, pensei em tudo o que passei e sobre o que exatamente deveria abordar e me ocorreu que eu ainda quero ajudar as pessoas a atuarem e entenderem o mercado financeiro, desejo que eu tinha quando fui chamado pela Corretora Rico para atuar como trader, só que dessa vez com mais estratégia, segurança e com resultado. A minha experiência saindo do Rio Grande do Norte e indo para São Paulo,trabalhando na Rico eno Grupo XP só aumentaram a minha bagagem para auxiliar você a conquistar também sua liberdade financeira. É possível e eu posso provar!

O Mercado de Opções é um mercado dentro da Bolsa de Valores em que negociamos o direito de compra ou venda de um ativo, ou seja, ação, em uma data futura pré-determinada. Veja que você não negocia as ações e sim as possibilidades de comprar ou vender um bem por determinado valor para, se caso o mercado estiver em alta, você possa adquiri-lo por um preço menor ou,se o mercado estiver em queda, possa vender o ativo por um preço maior. Parece complicado, mas não é!

Se você quer começar a atuar nesse mercado, saiba que primeiro deve reunir todas as informações que encontrar e ir se familiarizando com os termos que vão sempre aparecer. Para começar, é importante saber que uma call é a opção que dá ao titular o direito de comprar um ativo do contrato pelo preço e na data já estabelecidos. Entre os outros termos mais comuns e que você vai ouvir diariamente estão: strike (valor de exercício de uma opção)eput (opções que dão o direito de vender a ação).

Um investidor de Opções sabe que ele precisa garantir o exercício de compra ou venda de suas possibilidades até a terceira sexta-feira do mês, que é a data do vencimento dos contratos utilizada pelo mercado financeiro. E tem que estar atento a tudo o que acontece, já que se uma ação sobe, a opção de compra também acompanha essa valorização, mas, num cenário crítico e de queda expressiva da economia, ainda dá para ganhar com a proteção das opções antes delas serem reduzidas a pó e não terem mais valor.

E aí, você me pergunta: para que as Opções podem ser utilizadas? Uma infinidade de coisas, entre elas:
•    especulação e movimento direcional do mercado financeiro: quando você supõe que o mercado vai subir ou cair;
•    proteção: quando você compra ações para a sua carteira e compra as opções para protegê-las;
•    Renda: gerar e fazer renda de acordo com as estratégias da sua carteira, onde todos os meses você gera renda recorrente trabalhando como se fosse uma seguradora, vendendo a Opção para alguém e recebendo a renda.

O grande objetivo do Mercado de Opções é otimizar a sua carteira de investimentos, tornando-a mais lucrativa e segura.Minha missão é mostrar para você que é possível ganhar dinheiro no mercado financeiro e que isso pode acontecer de maneira simples, eficiente, com constância, sem cometer loucura e trabalhando com aplicabilidade seu capital, tendo retorno com pouco risco. Vamos nessa?

A jornada Diamante está apenas no início e você é o meu convidado. No meu canal do YouTube e no @leodutra.1 tem mais dicas e muito conhecimento. Até a próxima.

Leo Dutra

Leo Dutra

Especialista em Mercado de OpçõesGestor financeiro de formação e pós-graduado em Mercados de Capitais