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Emprego e Carreira

Atendimento de qualidade para todo tipo de cliente

Gabriel Falcãoem 15 de setembro de 2021 12:10

Hoje, 15 de setembro é Dia do Cliente, uma das datas mais importantes do ano para quem trabalha com varejo e serviços. É o cliente que consome e movimenta indústria, comércio e serviços e, portanto, justo que apesar de todos os dias serem seu dia, um, em especial, pelo menos sirva para repensar a forma de como atendê-lo melhor.

O objetivo da data é promover a percepção de empresas e clientes sobre os aspectos importantes, já que os consumidores querem uma experiência otimizada de busca e compra, além de novidades que resolvam problemas e facilitem as tarefas do cotidiano, ou seja empresas e marcas que entendam as novas aspirações de consumo.

O ativo mais importante para qualquer negócio é o seu cliente, seja um comércio, uma indústria ou prestadora de serviços, por isso, quem deseja trabalhar com atendimento ao cliente, deve ter em mente algumas necessidades para criar a experiência ideal que garanta a volta do cliente ao estabelecimento. Uma delas é atender bem a qualquer pessoa, esquecendo seus próprios preconceitos e não criando impressões antecipadas e distorcidas dos clientes. Outra coisa é cumprimentar a todos, os colegas de trabalho e os clientes. A gentileza deve se estender a toda a empresa.

Expressões negativas tendem a criar um clima negativo, o ideal é evitar expressões como: “não pode”, “está errado”, “não deve. E nunca deve ser dada uma ordem ao cliente, ninguém gosta de ouvir algo como “o senhor precisa assinar aqui”. Uma expressão cordial tem mais valor: “por favor, o senhor poderia assinar nesta linha? ”

A pessoa nunca deve ser deixada esperando, principalmente se o serviço que estiver fazendo não tiver relação com o assunto que o cliente irá tratar. Mesmo sendo desagradável, é preferível assumir uma falha a passar ao cliente a impressão de que esconde informações. A verdade é extremamente importante. Por isso, o cliente deve sempre ser a maior inspiração de qualquer negócio. Parabéns a todos que inspiram negócios a serem ainda maiores.

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