Mundo

Democratas do Senado dos EUA avançam com pacote bilionário

Os democratas do Senado dos EUA estão prontos para levar adiante o projeto de lei

Os democratas do Senado dos EUA estão prontos para levar adiante um projeto de lei que abordará elementos-chave da agenda do presidente Joe Biden, que é de combater as mudanças climáticas, reduzir o custo de energia e de medicamentos para idosos, além de forçar algumas empresas e norte-americanos ricos a pagar mais impostos.

De acordo com o democrata Chuck Schumer, líder da maioria do Senado, Parlamentares determinaram que a maior parte das provisões de saúde no projeto de lei de US$ 430 bilhões pode ser aprovada com apenas uma maioria simples.

Ou seja, contornaria uma regra de obstrução que exige 60 votos na casa de 100 assentos para levar adiante a maior parte da lei e permitir que os democratas a aprovem apesar das objeções republicanas.

Os democratas esperam que a lei impulsione seus candidatos nas eleições de meio de mandato, em 8 de novembro, nas quais o partido de Biden está em uma batalha cada vez maior para manter seu controle estreito sobre o Senado e a Câmara dos Deputados.

Como um meio de combater a inflação, uma das principais preocupações dos eleitores norte-americanos este ano, os democratas lançaram a lei. 

Ainda de acordo com Schumer, os democratas receberam notícias “extremamente boas”. “O Medicare finalmente poderá negociar os preços dos medicamentos… Esta é uma grande vitória para o povo norte-americano”, disse. 

Medicare é o programa de seguro-saúde do governo dos EUA para idosos e alguns norte-americanos com deficiência.

Pacote de democratas 

Os democratas pretendem passar o projeto de lei no Senado usando um procedimento de “reconciliação” secreto e complicado, permitindo a aprovação sem qualquer apoio republicano na câmara dividida em 50 a 50 entre os partidos.

Leia também: EUA declaram varíola dos macacos como emergência de saúde

Os democratas têm o controle, uma vez que a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, tem poder de desempate. Os republicanos têm prometido fazer de tudo para protelar ou bloquear o projeto de lei.