Mundo

China: exportações crescem acima do esperado em julho

No mês, a alta foi de 18% em relação ao mesmo período do ano anterior

As exportações da China cresceram acima do esperado em julho, oferecendo um impulso encorajador à economia, que luta para se recuperar de uma queda induzida pela Covid-19. No mês, a alta foi de 18% em relação ao mesmo período do ano anterior.

De acordo com dados oficiais da alfândega, divulgados neste domingo (7), o ritmo mais rápido deste ano na China, em comparação com um aumento de 17,9% em junho, supera as expectativas dos analistas de alta de 15%.

“O crescimento das exportações da China surpreendeu novamente pelo lado positivo. (Ele) continua ajudando a economia chinesa em um ano difícil, já que a demanda doméstica continua fraca”, disse Zhiwei Zhang, economista-chefe da Pinpoint Asset Management, segundo o Moneytimes. 

No entanto, o enfraquecimento da demanda global pode começar a prejudicar os embarques nos próximos meses. Muitos analistas esperam que as exportações percam força à medida que a economia global parece cada vez mais rumando para uma séria desaceleração, afetada por preços e taxas de juros em alta.

No mês passado, as importações foram novamente mais fracas do que o esperado, sugerindo que a demanda doméstica continua fraca. As importações subiram 2,3% ano a ano, ante alta de 1% de junho e previsão de aumento de 3,7%.

“Apesar de um aumento na demanda doméstica em meio ao afrouxamento das medidas de controle do Covid, o fraco desempenho do lado da produção atrapalhou as importações”, disse Xu Shuzheng, pesquisador da CITIC Securities, acrescentando que os surtos de Covid podem prejudicar a recuperação da economia.

As importações de petróleo bruto em julho caíram 9,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, uma vez que a demanda por combustível se recuperou mais lentamente do que o esperado devido a novos surtos de vírus.

Importante importação da China cai em julho

Importante importação chinesa, o volume de circuitos integrados importados caiu 19,6% em julho na comparação anual, segundo cálculos da Reuters. 

O resultado pode ser uma bandeira vermelha adicional para as exportações, já que uma quantidade significativa das importações do país são componentes de mercadorias que são reexportadas.

Leia também: Mulher mais rica da Ásia perde metade da fortuna em um ano

A China registrou um superávit comercial recorde de 101,26 bilhões de dólares no mês passado, bem acima do superávit de 90,0 bilhões de dólares que analistas esperavam.